Consumidores endividados têm uma nova chance de regularizar suas pendências financeiras. Durante o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que acontece até o final deste mês, será possível renegociar débitos em atraso com bancos e instituições financeiras. O evento, que iniciou em 1º de novembro, é organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
Os inadimplentes poderão negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados, financiamentos de veículos e imóveis, entre outras modalidades. Durante o mutirão, há ofertas de descontos e redução de taxas de juros, de acordo com políticas específicas de cada instituição. Atualmente, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 37.500 famílias em Cuiabá estão com contas atrasadas. O cartão de crédito se destaca como o principal responsável pelo endividamento na região, afetando 78,3% dos consumidores, seguido por carnês (27%).
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Fecomércio em outubro, 45,7% das famílias cuiabanas estão pouco endividadas, 31% possuem um nível médio de endividamento e 9,6% estão altamente endividadas.
Os consumidores interessados podem verificar suas dívidas através do Registrato, sistema do Banco Central, acessível com uma conta no Gov.br. As negociações podem ser realizadas diretamente com as instituições credoras por meio de seus canais oficiais ou com intermediação no portal Consumidor.Gov.Br. Na página oficial do mutirão, encontram-se listadas as instituições financeiras participantes. Na última edição do evento, realizada em março, foram renegociados 1,6 milhão de contratos.
Este esforço conjunto visa ajudar os consumidores a reequilibrar suas finanças e retomar o controle econômico pessoal.
A matéria foi produzida com informações de Silvana Bazani, de A Gazeta.