#PAPO COM ELA Domingo, 03 de Novembro de 2024, 19:28 - A | A

Domingo, 03 de Novembro de 2024, 19h:28 - A | A

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

Síndrome do Tarzan revela crise de identidade masculina

Michely Figueiredo
Da Editoria

Você já ouviu falar sobre a Síndrome do Tarzan? A nomenclatura foi criada para identificar homens que "pulam" de relação em relação e não se permitem viver o luto do término. Há uma comparação com o personagem Tarzan, que ao se deslocar pela floresta, não deixa um cipó sem antes ter se agarrado em outro.

"Existem casos mais agravantes que são aqueles homens que saem de um relacionamento já estando em outro. Muitas pessoas tem essa dificuldade de terminar, é um posicionamento que não conseguem ter. Se não consigo terminar, me envolvo com outra pessoa. Hoje está muito difícil se relacionar porque as pessoas têm essa dificuldade com o emocional. Isso nada mais é do que o homem ter dificuldade de lidar com o que ele sente", explica a psicóloga Fernanda Violin, em entrevista concedida ao Papo com Ela. 

A psicóloga de casais explica que mulheres também podem desenvolver esse comportamento, mas que na atualidade ele é mais visto em homens. "Os homens estão nesse movimento porque é esperado um posicionamento do homem que não existe mais. Isso era um comportamento comum das mulheres. O homem não consegue mais chegar e ter uma postura de finalizar um relacionamento". 

As mulheres que pulam de relação em relação, cunhou-se o termo Liana, assim como os cipós existentes na floresta, que se emaranham. Fernanda Violin que esse tipo de postura releva a existência de uma dependência emocional. "A dependência emocional ela se origina de muitos passos, mas o primeiro deles seria a falta de identidade. A gente vive num mundo onde as pessoas estão com mais dificuldade de se posicionar, de não saber quem é e isso reflete até mesmo na vestimenta. Isso porque as redes sociais regem muito as nossas vidas. Isso também vem da nossa criação, do nosso pilar, da nossa estrutura", salienta. 

Assista à entrevista na íntegra abaixo:



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png