Reunião realizada na noite desta segunda-feira (4), por um grupo de vereadores que reune 18 parlamentares, definiu uma chapa na qual as vereadoras novatas Paula Calil (PL) e Katiuscia Mantelli (PSB) serão lançadas como presidente e primeira-secretária, respectivamente. Os partidos fizeram as maiores bancadas, com 4 representates cada, na eleição municipal de 2024. Ganha corpo no parlamento o movimento que defende uma Mesa Diretora composta 100% por mulheres. A informação foi prestada pelo vereador recém-eleito Ilde Taques (PSB).
Nessa composição, Maysa Leão (Republicanos) ficaria como vice-presidente, Michelly Alencar (UB) também integraria a Mesa. Conforme o pessebista, ter mulheres no comando da Casa seria uma forma de melhorar a percepção que as pessoas tem do parlamento municipal, hoje conhecido como Casa dos Horrores em função dos escândalos e da postura por vezes omissa frente aos desmandos da gestão municipal.
Taques também salienta que o prefeito eleito, Abílio Brunini (PL), precisará trabalhar em parceria com a Câmara para promover as ações necessárias para recuperar a cidade e que o olhar feminino seria salutar nesse processo. Ilde teve o nome cotado para presidente da Casa. Destacou que se coloca à disposição, mas que defende a condução feminina. Afirmou que outros colegas homens também defendem essa bandeira e já declararam voto na chapa, no entanto, não quis revelar nomes.
Caso se confirme a Mesa 100% feminina, será mais um marco histórico para Cuiabá. Isso porque a eleição de oito mulheres para a próxima legislatura será recordado, uma vez que até esse momento, contando todas as legislaturas existentes na capital, apenas 11 mulheres assumiram cargos na Câmara Municipal. É a legislatura com maior representantes femininas.
Ilde Taques também avalia que a Mesa composta apenas por mulheres é uma forma de fomentar uma maior particupação feminina nas eleições dos próximos anos.