O Ministério Público Federal (MPF) iniciou dois processos administrativos para acompanhar o uso das chamadas 'emendas PIX' em Chapada dos Guimarães e Querência, municípios contemplados com verbas pela deputada federal Coronel Fernanda (PL) e pelo senador Jayme Campos (União). As informações são do jornalista Pablo Rodrigues, de A Gazeta.
Conforme as portarias assinadas pelo procurador da República, Erich Raphael Masson, na terça-feira (5), o objetivo é assegurar a transparência na utilização desses recursos. Em Chapada dos Guimarães, o montante destinado foi de R$ 1,4 milhão pela deputada Coronel Fernanda. Para Querência, o senador Jayme Campos alocou R$ 350 mil.
O documento destaca a necessidade de "estabelecer procedimento administrativo para monitoramento do recebimento de emendas parlamentares via transferências especiais ('emendas PIX'), com foco na transparência da aplicação dos recursos".
O procurador exigiu ainda que as prefeituras de ambos os municípios forneçam imediatamente os dados das contas bancárias criadas especificamente para a movimentação desses fundos, além de informações detalhadas sobre o total recebido.