VIVA CHAPADA Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 14:31 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 14h:31 - A | A

BORRIFAÇÃO DE INSETICIDA

São Sebastião recebe ação concentrada contra Aedes Aegypti

Michely Figueiredo
Da Redação

Com altos índices de dengue, Chapada dos Guimarães intensifica cada vez mais as ações com o intuito de controlar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Nesta quinta-feira (2), as ações da Vigilância em Saúde estão focadas no bairro São Sebastião, que recebe a borrifação de inseticida a fim de eliminar o vetor. A equipe deve começar o trabalho por volta das 17 horas, conforme informou a assessoria de comunicação da Prefeitura. 

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Chapada dos Guimarães já registrou até o dia 23 de abril 239 casos de dengue, 11 de zika e 52 de chikungunya. O mosquito que está sendo atacado com a borrifação de inseticida é o que transmite todas essas arboviroses. 

Nesta semana, outro bairro foi alvo da mesma ação. Na terça-feira, a equipe trabalhou no Nova Chapada. No entanto, o trabalho aconteceu na madrugada. Houve mudança na forma de trabalhar, uma vez que as casas estão fechadas às 5:30 da manhã. 

A borrifação é feita nos locais onde há mais casos suspeitos e confirmados das doenças, desta forma haverá atendimento em vários pontos da cidade. 

A Secretaria de Saúde assegura que o inseticida utilizado é seguro para humanos e animais, solicitando à comunidade que colabore mantendo portas e janelas abertas durante a aplicação.

Ressalta também que, embora a borrifação seja uma medida eficaz na redução dos casos de dengue e outras arboviroses, ela não é suficiente para erradicar o problema. Portanto, cada indivíduo deve assumir sua responsabilidade, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e quintais, utilizando repelentes e buscando atendimento médico ao apresentar sintomas dessas doenças.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, levantamento aponta que 80% dos criadouros do mosquito estão no ambiente doméstico. Por isso, é de fundamental importância que a população faça a sua parte. Cheque caixas d’água, elimine recipientes que possam acumular água, limpe as calhas, troque frequentemente a água dos animais, coloca areia nos vasos de plantas, cheque o reservatório do bebedouro. 

Mutirão de limpeza e campanha 

Antes da borrifação do inseticida, a Vigilância em Saúde realizou uma campanha contra a dengue, seguida de mutirão de limpeza. O mapeamento foi feito apenas nos bairros onde existe maior concentração de notificações positivas de dengue. Além de orientar a população, entulhos que pudessem gerar acúmulo de água foram removidos pela Prefeitura. 

Os bairros que receberam a ação foram Olho D’Água, São Sebastião, Nova Chapada, Mirantinho, Sol Nascente, Bela Vista, Vista Alegre, Centro, Aldeia e Pôr do Sol. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png