A prefeitura de Chapada dos Guimarães se comprometeu, por meio de nota emitida à população, a regularizar a coleta de lixo no município a partir desta quarta-feira (26). Diversos transtornos vem sendo relatados por moradores desde que a empresa que era responsável pelo trabalho resolveu descontinuar a prestação do serviço, considerado essencial. Conforme a prefeitura, dois caminhões adequados - locados - foram incorporados à tarefa, que vem sendo desempenhada pela própria gestão municipal.
“Aqui na Avenida no bairro São Sebastião, a situação é crítica em frente a escola Ana Tereza. Os moradores em um raio de 100 metros já descartaram suas lixeiras e jogam seus lixos aqui. Temos que organizar o lixo com frequência por trabalhamos com alimentação”, relatou um munícipe num grupo de WhatsApp.
Outra moradora do bairro São Sebastião, Gilza afirma que as lixeiras estão abarrotadas e que o recolhimento não tem acontecido na localidade.
“Caminhão de lixo passou no bairro Santa Cruz, deixou saco sem recolher. Ao ser questionado, o recolhedor disse que não pega saco pesado. E o senhor prefeito ainda quer institucionalizar a taxa do lixo no nosso município”, disse outro munícipe.
A assessoria da prefeitura alega que a coleta de lixo não chegou a ser descontinuada. Mas, para que a população possa acompanhar a rota dos caminhões, até sexta-feira será divulgado o cronograma da coleta para toda a cidade. “Solicitamos a compreensão e paciência de todos os munícipes durante este período de ajuste. Reafirmamos o compromisso desta administração em resolver a situação com a máxima urgência”, diz trecho da nota.
A prefeitura pode manter a coleta da forma como está por até 60 dias, visto que o arranjo foi feito de forma emergencial. Não há informações se uma nova licitação será realizada pela atender a coleta de lixo no município.
No dia 17 de fevereiro a empresa Água da Prata Construção Civil e Comércio LTDA comunicou formalmente o não interesse na renovação do contrato 063/2022. Essa decisão foi tomada pelos herdeiros do sócio-proprietário falecido, Sr. Ivan Pimentel Francisco. O responsável pela empresa faleceu no dia 5 deste mês. Apesar de todos os pagamentos estarem em dia, após analisarem a situação financeira da empresa, concluíram que não havia recursos suficientes para a continuidade das atividades.
Com o aviso de não renovação, a administração municipal buscou uma prorrogação de 60 dias, com o objetivo de realizar um novo processo licitatório. No entanto, o representante familiar optou pela não continuidade do serviço.
Diante disso, a Prefeitura já está tomando as devidas providências para garantir a continuidade da coleta de resíduos sólidos e da limpeza urbana, contando com o apoio de caminhões próprios e a contratação emergencial de novos veículos.