VIVA CHAPADA Quinta-feira, 06 de Junho de 2024, 14:10 - A | A

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FIT PANTANAL

Má qualidade da publicidade sobre Chapada é pauta da reunião do COMTUR

Laura Lucena
Da Redação

A má qualidade do material de divulgação sobre Chapada dos Guimarães, distribuído na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) deixou o trade em polvorosa. Tanto que hoje (6), a partir das 15 horas, o Conselho Municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães (COMTUR) se reúne para debater diversos assuntos e já colocou em pauta a questão acima mencionada.

“Eu cobrei acesso a esse material mais de mês antes da FIT”, afirmou a presidente do COMTUR de Chapada dos Guimarães, Aline Assunção, ao confirmar para a reportagem que o assunto será hoje levado à reunião do Conselho.

“Quem foi o responsável pela elaboração? Qual a fonte utilizada pra elaboração do material?Qual a fonte desses valores gastos? Se já foi retirado de circulação? E quais as medidas serão tomadas quanto aos responsáveis por esses erros?”, são questionamentos que, segundo Aline, devem ser feitos hoje.

O secretário Municipal de Turismo de Chapada, Alexandre Parreira Severino, mais conhecido como Barão foi procurado para se pronunciar sobre a polêmica. Porém, até o fechamento desta reportagem, não houve resposta de Barão, que é publicitário e empresário no ramo de hotelaria, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e presidente do Rotary Clube de Chapada dos Guimarães.

A má qualidade e os erros do material publicitário foram hoje o assunto principal nas redes sociais do trade, principalmente entre os guias de turismo. “Quantas informações erradas!” exclamou um guia de turismo.

Outro chegou a apontar fotos de atrativos de outros estados, divulgados como sendo de Mato Grosso. “Como posso levar turistas para lugares que não existem em Chapada e estão em outros estados?, questionaram vários guias. E com razão. A foto da Cidade de Pedras que colocaram no folder por exemplo, não é de Chapada. Segundo os guias a referida foto foi encontrada em um site de São Paulo.

Outro erro apontado pelos guias de turismo está na foto da Lagoa Azul, que na verdade, segundo os guias, é da existente na caverna de Chapada Diamantina, no Complexo da Patrinha.

Os erros no material de divulgação sobre Chapada dos Guimarães deixaram os guias de turismo revoltados, uma vez que mostrar o município lá fora é um desejo de todos os empresários e profissionais do turismo. Isso porque há muito estão sofrendo. Primeiro, com o fechamento da Praça Dom Wunibaldo por mais de um ano, cuja inauguração foi abafada pelos problemas no Portão do Inferno, na MT-251.



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Luiz borges 07/06/2024

Lamentável. Com tanta gente qualificada em Chapada para fazer bonito. Desperdício de recurso público.

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Adriana 07/06/2024

Não há mentiras na matéria, nem exagero. Uma pena o Secretário não ter os buscado serviços de impressão e editoração no próprio município, que dificilmente publicaria uma foto de cavernas da Bahia em vez de Chapada. Preferiu partir pra cima da conselheira, que em sua total demonstração de boa fé autorizou que seu nome fosse colocado na matéria. Meus conselhos ao secretário, a quem tenho estima, são: 1) Evite contratar profissionais de competência duvidosa, principalmente na área de publicidade, que é ou deveria ser, sua especialidade; 2) Priorize e dê oportunidade, se possível, a profissionais locais; além de colaborar com a economia local, diminuirá a chance de erros grotescos como os cometidos; 2): Lembre-se de que para atribuir culpa ou dividi-la com os conselheiros é necessário ao menos consultá-lo, e não torná-lo inócuo, inoperante por centralizar a maioria das decisões não permitindo uma participação efetiva do Comtur; 3) Sabemos que é mais fácil trabalhar quando não há oposição de ideias; há poucos veículos de comunicação independentes que colocam os interesses do município acima dos próprios interesses financeiros, de modo que o secretário, a gestão municipal precisam estar atentos a críticas, principalmente se procedem, é do jogo político. A participação efetiva da sociedade por meio dos conselhos passa transparência e funciona como um escudo para a gestão; Esse incidente, embora tenha repercutido bem no meio turístico, é ínfimo perto da possibilidade real de fechar por MESES o acesso a Chapada pela MT 251-sul. Como estão as ações do município e diálogos com a sociedade e governo estadual pra evitar a inanição do comércio e dos serviços? Será que novamente veremos nossos comerciantes e donos de restaurante e de pousadas se humilhando e chorando desesperadamente pra simplesmente poder trabalhar? Pediram para que as obras só comecem após a conclusão do asfalto da Água Fria? Ideias diferentes não significa oposição, às vezes estamos do mesmo lado, querendo as mesmas coisas mas deixamos o ego atrapalhar.

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Adriana 07/06/2024

Não há mentiras na matéria, nem exagero. Uma pena o Secretário não ter os buscado serviços de impressão e editoração no próprio município, que dificilmente publicaria uma foto de cavernas da Bahia em vez de Chapada. Preferiu partir pra cima da conselheira, que em sua total demonstração de boa fé autorizou que seu nome fosse colocado na matéria. Meus conselhos ao secretário, a quem tenho estima, são: 1) Evite contratar profissionais de competência duvidosa, principalmente na área de publicidade, que é ou deveria ser, sua especialidade; 2) Priorize e dê oportunidade, se possível, a profissionais locais; além de colaborar com a economia local, diminuirá a chance de erros grotescos como os cometidos; 2): Lembre-se de que para atribuir culpa ou dividi-la com os conselheiros é necessário ao menos consultá-lo, e não torná-lo inócuo, inoperante por centralizar a maioria das decisões não permitindo uma participação efetiva do Comtur; 3) Sabemos que é mais fácil trabalhar quando não há oposição de ideias; há poucos veículos de comunicação independentes que colocam os interesses do município acima dos próprios interesses financeiros, de modo que o secretário, a gestão municipal precisam estar atentos a críticas, principalmente se procedem, é do jogo político. A participação efetiva da sociedade por meio dos conselhos passa transparência e funciona como um escudo para a gestão; Esse incidente, embora tenha repercutido bem no meio turístico, é ínfimo perto da possibilidade real de fechar por MESES o acesso a Chapada pela MT 251-sul. Como estão as ações do município e diálogos com a sociedade e governo estadual pra evitar a inanição do comércio e dos serviços? Será que novamente veremos nossos comerciantes e donos de restaurante e de pousadas se humilhando e chorando desesperadamente pra simplesmente poder trabalhar? Pediram para que as obras só comecem após a conclusão do asfalto da Água Fria? Ideias diferentes não significa oposição, às vezes estamos do mesmo lado, querendo as mesmas coisas mas deixamos o ego atrapalhar.

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