VIVA CHAPADA Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 18:24 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 18h:24 - A | A

SEGUNDA ETAPA

Governo de MT lança licitação para continuidade da Feira do Produtor em Chapada

Michely Figueiredo
Da Redação

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar lançou edital de licitação para contratação de empresa que irá ampliar a Feira do Produtor, em Chapada dos Guimarães. As empresas interessadas na obra terão até o dia 30 de abril para apresentar as propostas.

A licitação ocorre na modalidade menor preço global. O valor estimado da contratação é de R$ 4.903.366,30. A licitação para a continuidade da obra do espaço destinado aos feirantes foi uma luta que contou com a participação  da vereadora Fabiana Advogada (PSDB), que organizou reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), para apresentar a demanda da categoria. O encontro aconteceu em janeiro deste ano.

Divulgação

Fabiana advogada

 Vereadora durante reunião com Pivetta

“Estivemos ali presente com o vice-governador Pivetta, onde destinou um valor para fazer a conclusão da obra. O Estado vai entregar essa obra para os feirantes”, disse a vereadora.

Conforme o edital de licitação, a empresa vencedora do certame terá 16 meses para concluir as obras de adequação do espaço da Feira do Produtor.

Duas propostas foram apresentadas durante a reunião do vice-governador com os feirantes. Uma que contempla a construção de 83 boxes e outra a de 103 boxes. Não está claro qual delas será executada a partir dessa licitação que está aberta.

O edital aponta que a empresa escolhida precisará providenciar telhado com telha metálica, estrutura treliçada de cobertura com ligações soldadas e execução de pátio, com estacionamento em piso drenante intertravado.

 Primeira etapa

Com investimentos de R$ 548 mil feitos por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e emenda parlamentar federal, a primeira etapa do projeto foi entregue em junho do ano passado. O prédio concluído na primeira etapa previu a construção dos muros, banheiros, administração, parte da cobertura e depósito de resíduos. Apesar de entregue, não pode ser ocupado pelos feirantes e produtores. 

A previsão era de que a segunda etapa fosse executada por meio de um convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Chapada. No entanto, a licitação para a segunda etapa está sendo realizada pelo Executivo Estadual.

A feira é bastante esperada pelos produtores e feirantes, que querem um local adequado para oferecer seus produtos e atender os clientes. Hoje, o comércio acontece a céu aberto, a mercê do sol e da chuva.

O município de Chapada dos Guimarães conta com 1,2 mil produtores.

Conforme Cláudia Borges, que acompanha a Associação dos Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães (Asprofech), o prédio entregue passará por uma reestruturação, uma vez que a área sofre com alagamento. A proposta é que nesse espaço já concluído sejam instaladas câmaras frias e a parte de alimentação, como as barracas de pastel e caldo de cana.

Hoje a feira conta com 54 feirantes e promove 150 empregos diretos. Mais de 200 produtos diferentes são ofertados todos os sábados aos consumidores.

Entrega de barracas

Enquanto o espaço da feira do produtor não fica pronto, a vereadora Fabiana Advogada , preocupada em garantir dignidade aos trabalhadores, realizou a entrega de 21 barracas para os feirantes de Chapada dos Guimarães. O ato aconteceu no bairro São Sebastião, no último domingo (21), onde ocorre a feira todos os domingos pela manhã.

Essa foi a segunda entrega realizada. A primeira ocorreu a aproximadamente seis meses, quando 16 barracas foram repassadas aos trabalhadores.

“Quero agradecer o secretário de estado de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, aos deputados Janaina Riva, Diego Guimarães e Eduardo Botelho por essa entrega”, salientou a parlamentar.

O ato foi acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, Sebastião Treme Terra. 



Comente esta notícia

Zaldo Rranco da Costa 23/04/2024

Parabéns Fabiana

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png