VIVA CHAPADA Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 07:03 - A | A

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 07h:03 - A | A

ESTRUTURA

Governo dá ordem de serviço e Feira do Produtor deve ser entregue em um ano

Michely Figueiredo
Da

Sob frio e garoa, o Governo de Mato Grosso assinou, neste sábado (25), a ordem de serviço para a readequação e ampliação da Feira do Produtor, em Chapada dos Guimarães. A comitiva que esteve presente pode sentir um pouco das dificuldades enfrentadas pelos feirantes durante o período chuvoso no município. A entrega da obra está prevista para 2025. Serão investidos R$ 4,3 milhões, já previstos em caixa, e a empresa responsável pela construção é a Officium Engenharia. O projeto de ampliação prevê a construção de 76 boxes, praça de alimentação e 55 vagas de estacionamento.

“Um sonho que está sendo realizado. Essa segunda etapa foi pensada com muito carinho, muito profissionalismo da equipe, uma obra muito grande e bonita, que o povo de Chapada merece. Uma obra que estará coberta, com piso drenante e os produtores que tanto lutam, que querem comercializar o seu produto terão o conforto que merecem”, acrescentou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro. 

A licitação foi realizada pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar. Além da ampliação da feira, será readequado o prédio que já foi entregue pelo Governo de Mato Grosso. Conforme a empreiteira contratada para o trabalho, o prédio passará por mudanças para abrigar câmaras frias, receberá um parquinho, além de adequações no piso. 

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Suelme Evengalista, acrescentou que a Feira de Chapada dos Guimarães tem particularidades. Nela, os próprios produtores é quem comercializam seus produtos, sem a presença da figura do "atravessador". Diz que essa proximidade de quem frequenta a feira com os produtores permite uma rica, que cria conexões. 

“É muito mais que um lugar para se vender produtos da agricultura familiar, é um lugar para se construir relacionamentos e conexões com esse mundo rural tão maravilhoso que é da agricultura familiar”.

Hoje 53 feirantes comercializam seus produtos na feira, que ocorre todo sábado pela manhã, na Avenida Rio da Casca. No entanto, sem a estrutura necessária, ficam a mercê do sol, da chuva e do frio. É em razão disso que o presidente da Associação de Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães (Aprosfech), Antônio Divino, recebe com alegria a notícia da ordem de serviço para a construção da estrutura. Há 42 anos ele aguarda essa medida.

“Tem produtores que não vende o produto porque o pessoal não vem, molha tudo. Não tem onde ficar confortável, e não consegue vender nem para tirar o da gasolina. Então isso pra mim é uma coisa muito honrada que estou vendo que vai sair. Qualidade de vida, agasalho para quem vem comprar o nosso produto, porque chega aqui vai embora”.

O prefeito Osmar Froner (União) agracedeu o investimento feito pelo Governo de Mato Grosso no município. A princípio, a licitação da segunda etapa seria responsabilidade do município. No entanto, após articulação dos próprios produtores, o Executivo Estadual resolveu tocar a obra. 

O secretário estadual de Planejamento, Basília Bezerra, que foi quem representou o Governo na assinatura da ordem de serviço para readequação e ampliação da Feira do Produtor, afirmou que o Estado age neste momento para atender a demanda dos 53 produtores atuantes no município. 

“É uma demanda há muito tempo represada, a gente percebe que aqui tudo acontece ao ar livre, dentro das intempéries da chuva, do sol. E o governo de mato grosso sensibilizado com isso resolveu dar essa determinação para que a gente pudesse fazer um projeto moderno, vai ter cobertura, estacionamento, condições do nosso produtor vender da melhor forma seu produto para a população de Chapada”, ponderou a integrante da Associação de Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães (Asprofech), Irani Lemes da Silva. 

“A gente está muito feliz, só temos que agradecer, a gente vem há muitos anos correndo atrás disso aqui e é um sonho na verdade. A gente precisa de um lugar coberto, com visibilidade para os feirantes, estamos muito felizes por esse dia”.

O secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, considerou que a ampliação e estruturação da Feira do Produtor será mais um atrativo para o roteiro turístico da cidade, intensificando o tempo de permanência dos turistas na cidade. 

“Chapada dos Guimarães, com a feira do produtor, é um local que vai estimular o que Chapada tem de melhor, que não é só o clima, mas também a produtividade já que a gente tem grande produção de hortaliças, está sendo trabalhado aqui também a questão da apicultura, com o mel. Muitos produtos locais, exemplo da vinícola, produção de uva, o que a gente precisa em todo Mato Grosso é a cadeia produtiva organizada. Não tem turismo sem produto, então a gente precisa ter onde comer, o que fazer e onde se hospedar, com mais produtos na cidade, teremos mais envolvimento dos turistas e mais tempo de permanência na cidade”.

Representando a Câmara Municipal no evento, a vereadora Fabiana Advogada agradeceu o empenho do Governo do Estado para dar condições dignas aos pequenos produtores.

"Aqui na agricultura familiar não só a feira que o governador e o vice-governador têm investido. São poços artesianos para a zona rural, estrada que veio que entregamos para o município para trabalhar na agricultura, farinheiras, patrulhas, se a gente ficar aqui são inúmeras coisas governo vem contemplando o nosso município. Então a gente quer agradecer em nome de todos os feirantes ao governo do estado”, afirmou a vereadora Fabiana Advogada (PSDB).

 A previsão da empreiteira é que a obra comece em 15 dias. Nesse período, os feirantes precisarão ser remanejados, mas a feira continuará atendendo. O local onde atuarão ainda não foi divulgado.

 

 “O cronograma de projeto está cabendo dentro de um ano, mas a gente quer fazer isso em menos tempo. Fazer uma semana a organização para os funcionários, dentro de uma semana e meia, duas, vamos começar a obra”, disse o engenheiro responsável pela obra, Wagner Lopes de Souza.

A presença do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) era esperada para a assinatura da ordem de serviço. No entanto, as condições climáticas, além de problemas de saúde, impediram a presença dele. Estiveram no ato os secretários de Segurança Pública, César Roveri, de Assistência Social e Cidadania, Grasiella Bugalho, de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, de Planejamento, Basílio Bezerra, presidente da Empaer, Suelme Evangelista, adjunto de Agricultura Familiar Talvany Neiverth.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png