VIVA CHAPADA Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 14:50 - A | A

Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 14h:50 - A | A

FORÇA TAREFA

Fagundes pede ajuda no Ministério do Meio Ambiente para destravar “Portão do Inferno”

Da Redação com Assessoria

O senador Wellington Fagundes (PL) esteve nesta quarta-feira (3) no Ministério do Meio Ambiente, onde foi recebido pelo chefe de gabinete da Pasta, Daniel Viegas. Durante a reunião, Wellington apresentou o projeto do Governo do Estado para viabilizar as obras do Portão do Inferno, que inclusive foi finalizado. "O Governo de Mato Grosso tem prazo, houve dispensa de licitação para começar essas obras, então vim aqui pedir agilidade nesse processo, já que temos um projeto concreto e pronto para ser executado", argumentou o senador.

 

Viegas disse que tem conhecimento do problema em Mato Grosso e vai ajudar a  encontrar soluções. "Vamos buscar uma agenda com o responsável pelo assunto no Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) ainda nesta semana, para mostrar a importância desse projeto e cobrar agilidade”, afirmou. 

O início das obras depende apenas de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e do e ICMBio, por se tratar de um território sob tutela do Governo Federal, e a previsão de execução é em torno de 120 dias, a partir do início. Com a empresa Lotufo Engenharia já contratada e com a ordem de serviço dada, assim que a liberação for confirmada, a empreiteira terá 5 dias úteis para dar início ao processo de retaludamento. 

 

Wellington Fagundes esteve duas vezes no Ibama nos últimos dias, na busca de solução para a região. No dia 27 de março, se reuniu com o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, com a participação virtual do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo. E na última terça-feira (2), acompanhando o governador de Mato Grosso e parlamentares da bancada federal do estado.

Agostinho afirmou que o instituto tem “todo o interesse” de resolver a situação o mais rápido possível e que ele próprio se encarregará de apresentar a proposta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O senador também conversou diretamente com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para pedir celeridade na avaliação do pedido feito pelo Governo de Mato Grosso para a solução definitiva no Portão do Inferno. 

O retaludamento retirará 180 mil metros cúbicos de material do Portão do Inferno. Com esse corte do morro, a estrada será recuada em 10 metros e o viaduto será desativado para o tráfego. O espaço ficará destinado exclusivamente para a apreciação, local onde os turistas poderão acessar apenas caminhando. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png