A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, está promovendo audiências públicas para discutir a revisão do Plano Diretor do município. Nesta terça-feira (25), às 18h, ocorre o encontro no Barracão da Associação de Moradores do Paraíso do Manso. Já a segunda audiência está agendada para o dia 26 de fevereiro, às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro.
O Plano Diretor é um conjunto de normas que orientam o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade, garantindo organização territorial, sustentabilidade e qualidade de vida para a população. Ele define diretrizes para uso do solo, infraestrutura, mobilidade urbana, preservação ambiental e outras questões essenciais ao planejamento municipal.
O atual Plano Diretor de Chapada dos Guimarães foi instituído pela Lei Complementar 043/2010 e, após 14 anos, precisa ser atualizado para atender às novas demandas da cidade e sua população. A revisão do documento busca garantir um crescimento urbano mais eficiente, equilibrado e alinhado com os interesses coletivos.
Participação popular
A participação da comunidade é essencial nesse processo. Os moradores terão a oportunidade de expressar opiniões, sugerir melhorias e contribuir para um planejamento urbano mais justo e inclusivo. As audiências serão espaços abertos para debates e decisões que impactarão o futuro de Chapada dos Guimarães. No ano passado, um questionário online já foi disponibilizado para que toda a população pudesse responder questões pertinentes ao plano. Em 2024, duas audiências já foram realizadas. E além das previstas esta semana, mais uma ainda deve acontecer no município, conforme informou o secretário de Planejamento, via assessoria de imprensa.
Moradores do Paraíso do Manso e região, assim como toda a população de Chapada dos Guimarães, estão convidados a comparecer e contribuir para a construção de uma cidade mais planejada e estruturada.
Fique atento e participe! Sua voz é fundamental para o futuro de Chapada dos Guimarães.