O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (UNIÃO), está em Brasília para buscar soluções para a gestão dos resíduos sólidos do município, contando com o apoio do governo federal. Acompanhado dos secretários de Governo, Gilberto Mello, e de Planejamento, Aislan Galvão, o gestor participou, nesta terça-feira (18), de uma audiência com Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental.
A pauta principal foi a obtenção de recursos para fortalecer as operações de reciclagem na cidade, em parceria com a cooperativa local. O projeto busca otimizar o reaproveitamento de materiais e promover maior conscientização ambiental. Além disso, a comitiva discutiu a implantação do programa “Lixo Zero” e alternativas para o encerramento do lixão da cidade, com a possibilidade de encaminhamento dos resíduos para aterro sanitário em Cuiabá.
"O governo federal deve lançar em breve um pacto sobre a pauta do lixo, mas nós já antecipamos as discussões e colocamos Chapada como prioridade. Por ser uma cidade inserida em uma região muito frágil, com forte apelo turístico, temos que cumprir toda a legislação ambiental vigente”, destacou o prefeito Osmar Froner, levando em consideração a localização estratégica de Chapada dos Guimarães dentro do bioma do Cerrado e sua relevância para o turismo.
Saída da empresa responsável pela coleta de lixo
A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães informou à população que a empresa Água da Prata Construção Civil e Comércio Ltda (CNPJ: 02.791.517/0001-71), responsável pela coleta de lixo no município, comunicou formalmente o não interesse na renovação do contrato n° 063/2022, cujo término ocorreu no último dia 17.
Essa decisão foi tomada pelos herdeiros do sócio-proprietário falecido, Sr. Ivan Pimentel Francisco. O responsável pela empresa faleceu no dia 5 deste mês. Apesar de todos os pagamentos estarem em dia, após analisarem a situação financeira da empresa, concluíram que não há recursos suficientes para a continuidade das atividades.
É importante destacar que a Prefeitura sempre manteve todos os pagamentos em dia e cumpriu integralmente suas obrigações contratuais. Com o aviso de não renovação, a administração municipal buscou uma prorrogação de 60 dias, com o objetivo de realizar um novo processo licitatório. No entanto, o representante familiar optou pela não continuidade do serviço.
Diante disso, a Prefeitura já está tomando as devidas providências para garantir a continuidade da coleta de resíduos sólidos e da limpeza urbana, contando com o apoio de caminhões próprios e a contratação emergencial de novos veículos.
Implementação da taxa do lixo
O prefeito Osmar Froner já anunciou a implementação da taxa do lixo em Chapada dos Guimarães. A medida visa garantir a sustentabilidade financeira da coleta e do tratamento de resíduos sólidos no município, além de estar alinhada às exigências da legislação ambiental federal.
A Prefeitura ainda definirá os critérios de cobrança e a forma de implementação da taxa, que deverá ser discutida com a população e os órgãos competentes antes de sua efetivação.
Infraestrutura e habitação
Além das questões ambientais, o prefeito e sua equipe se reuniram com o deputado federal Nelson Barbudo (PL) para tratar de infraestrutura e do projeto habitacional em andamento no município. Com a área definida e o plano aprovado, a iniciativa busca financiamento para sua execução, visando beneficiar famílias carentes e melhorar a qualidade de vida da população.