O presidente Jair Bolsonaro, em agenda na cidade de Sorriso onde entregou 1806 títulos de propriedade rural para produtores de Nova Ubiratã, elogiou o fato de os produtores rurais de Mato Grosso não terem paralisado as atividades em virtude da pandemia do novo coronavírus.
"Esse estado de maior extensão do Brasil tem como vocação o agro e a cada ano estamos tendo prova disso. Vocês não pararam na pandemia, não entraram na conversinha mole de fica em casa e economia a gente vê depois. Isso é para os fracos. O vírus é realidade e precisamos enfrentá-lo. Nada de se acovardar diante do que não podemos correr, esse estado agiu assim".
Bolsonaro, depois da entrega dos títulos de propriedade, recebeu o título de cidadão sorrisense. Foi bastante aclamado pela população presente, que entoou o grito de "mito" em diversos momentos. O que chamou atenção na cerimônia é que nenhum protocolo de segurança foi observado em função da pandemia. As autoridades não usavam máscaras, não havia distanciamento e abraços e pertos de mão foram distribuídos sem parcimônia.
Protesto também marca passagem de Bolsonaro por Mato Grosso
O presidente do Brasil pontuou que foi o agronegócio que evitou que o país entrasse em um colapso econômico. "Vocês estão de parabéns. São o nosso orgulho. Venceram obstáculos e a gente confia e precisa mais de vocês".
Jair Bolsonaro fez questão de ressaltar que vive um momento de harmonia com os demais poderes. Ressaltou a sua relação com o parlamento e também com os governadores, em especial o governador Mauro Mendes (DEM), que esteve presente na solenidade.
"Nenhum poder é maior que o outro, somos três poderes harmônicos", disse o governante que recentemente convocou manifestações contrárias ao Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.
Presidente Bolsonaro é recebido aos gritos de "mito" e paralisa Sinop
O presidente ainda agradeceu os votos que recebeu em Mato Grosso. Nas eleições de 2018, no segundo turno, só em Sorriso, Bolsonaro recebeu 75,56% dos votos válidos, o que corresponde a mais de 30 mil votos. Em Mato Grosso, 66,42% dos votos válidos foram conferidos ao atual presidente.
"Obrigado pelo apoio na ocasião das eleições. Quem decidiu a eleição num primeiro momento foi vocês, mas no momento mais crucial foi Deus que escolheu quem mudar o destino do Brasil".
Bolsonaro: "focos de incêndio estão acontecendo no Brasil e acontecem ao longo de anos"
Em seguida, o presidente declarou o jargão de campanha: Deus acima de tudo, Brasil acima de todos. Um coro, formado pelos presentes, repetiu as palavras do presidente.
Governador é vaiado e diz: "é preciso coragem para consertar Mato Grosso"
Bolsonaro também vai a uma fazenda lançar a colheita da safra de soja 2020/21 em Mato Grosso, que tem projeção de 35,2 milhões de toneladas. A área plantada na safra passada foi de 9,5 milhões de hectares e teve aumento de 3,6% em relação a anterior. Maior produtor nacional, Sorriso plantou, na safra passada, 167,6 mil hectares.