Grande parte do acervo pessoal e profissional do músico e escritor carioca Vinicius de Moraes estará disponível online a partir do dia 27 de maio, reunindo mais de 11 mil documentos sobre a vida e carreira do artista, que é um dos maiores nomes da música brasileira.
O site será dividido em três sessões, "Correspondência", "Produção Intelectual" e "Documentos Diversos".
Os arquivos, que incluem manuscritos, cartas, telegramas, entrevistas e uma série de outros tipos de conteúdo, estarão divididos em ordem cronológica e reunidos no site Acervo Vinicius de Moraes.
Cerca de 260 letras do carioca estarão disponíveis, e muitas delas com de mais de uma versão, como "Chega de Saudade", "Insensatez" e "Por Toda a Minha Vida".
O projeto, que está sendo organizado pelo grupo VM Cultural, prevê ainda o lançamento de um documentário, dirigido por Julia Moraes, neta do músico, e um podcast inspirado no livro "Caderno de Leituras de Vinicius de Moraes", publicado em 2009.
Recentemente, herdeiros de Moraes fizeram um acordo com a União e encerraram um processo protocolado há quase 27 anos. Agora, eles serão indenizados em R$ 3,4 milhões por danos morais e materiais causados ao artista por autoridades durante o regime militar.