Considerado o terceiro maior município de Mato Grosso, Rondonópolis ultrapassou o número de infectados pelo novo coronavírus, tomando o segundo lugar no ranking estadual, que até então era ocupado pelo município de Várzea Grande. Até esta quarta-feira (8), Rondonópolis aparecia em terceiro lugar em relação a quantia de infectados, somando 1.806 casos da doença. Já nesta quinta-feira, esse número subiu para 1.973 contaminados. Várzea Grande que antes tinha 1.883 casos, no novo boletim apareceu com 1.964. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, na noite desta quinta-feira (9). Cuiabá mantém a liderança, registrando 5.920 contaminados. Na quarta-feira esse número era de 5.681 doentes.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que Rondonópolis entre em um novo período de lockdown para tentar controlar o avanço da doença, uma vez que houve um colapso do Sistema Único de Saúde e não existe estrutura disponível para atendimento dos casos mais graves. Os leitos de UTI tanto no Hospital Regional do Município como na Santa Casa de Misericórdia estão todos ocupados. Ao todo, 87 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus na cidade.
Rondonópolis já havia sido obrigado a fechar as atividades não essenciais pelo período de sete dias, por decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Mário Kono. No entanto, a Procuradoria Geral do Município recorreu da decisão do magistrado no Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiu reverter a medida. Desta maneira, o comércio conseguiu reabrir as portas nesta segunda-feira.
Entretanto, o Ministério Público Federal, observando o caos ocasionado pela pandemia no município, ingressou com pedido para novo lockdown, que foi atendido pelo desembargador federal Souza Prudente. Na decisão, ele reforça que a reabertura das atividades não essenciais só será liberada mediante apresentação de justificativas técnicas fundamentadas em evidências científicas e em análise sobre informações estratégicas em saúde pública.
Ação da prefeitura
A prefeitura de Rondonópolis criou mais um mecanismo de informação e está disponibilizando para a população, o número de telefone 0800-647-4222, mais conhecido como “0800 Saúde”, para tirar dúvidas, informar e orientar a população sobre os perigos e cuidados para com a Covid-19. Lembrando que no início do mês passado, a secretaria municipal de Saúde já havia disponibilizado um número de WhatsApp para informar a população a doença.
As pessoas com alguma dúvida sobre eventual contaminação serão orientadas sobre as maneiras de se prevenir (proteção individual e coletiva); como e quando procurar as unidades de saúde; como proceder na quarentena/isolamento social, e ainda será orientado sobre as determinações constantes nos decretos municipais adotadas para a contenção da disseminação do vírus.
Quem ligar também irá receber informações sobre o funcionamento das “Unidades Básicas de Saúde Sentinelas”, destinadas para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de Covid-19 e demais atendimentos médicos essenciais de emergências.
Leia mais sobre o assunto nos links abaixo:
Juiz estende por mais 7 dias fechamento de atividades não essenciais em Cuiabá e VG
AL pode custear pesquisa para saber o tamanho real da pandemia
Barreira sanitária detecta 22 pessoas com sintomas da Covid
TRF 1 determina lockdown em Rondonópolis
Mauro Mendes: “O Governo subiu o preço do plantão, mas há dificuldade para contratar”
Condutores elogiam barreira sanitária nas estradas de Cuiabá
Governo encaminha projeto para autorizar pagamento de plantonistas afastados por Covid
Em 24 horas, MT registra 1.225 curados e 1.298 novos casos de Covid