NOTICIÁRIO Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 09:20 - A | A

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 09h:20 - A | A

ELEIÇÕES E COVID

"Rede social ganha importância na eleição, mas forma de trabalhar é desafio", avalia Pedro Pinto

Eleições municipais se aproximando já a movimentação de pré-candidatos está a todo vapor. Num cenário de pandemia de Covid-19, o pleito de 15 de novembro será diferente de tudo o que já se viu e, neste universo, o marketing político se firma ainda mais como uma ferramenta imprescindível. Para o jornalista Pedro Pinto de Oliveira, o marketing digital, também chamado de marketing 4.0, será o grande desafio, não apenas dos candidatos, mas dos profissionais envolvidos.

“As redes sociais ganham importância, mas a maneira como isso será trabalhado para esse momento que estamos enfrentando é um desafio para todos nós”, ressalta. “Tudo é diferente, inclusive o horário eleitoral. O importante é a comunicação como um todo, como um canal pode dialogar com o outro. Não há fórmula, vamos ter que quebrar a cabeça”, acrescenta o acadêmico que participa de uma rodada de lives sobre marketing político promovida pela empresa de comunicação Lêmure.

Marketing político é um conjunto de técnicas e estratégias da área de comunicação e publicidade com o objetivo de divulgar ideias e ações de um político ou candidato a algum cargo público.

Pedro Pinto é um profissional experiente nessa área. Começou a fazer campanhas eleitorais em 1985 com Dante de Oliveira, então candidato à prefeitura de Cuiabá. Na opinião do professor, nesse cenário de disputa política e comunicação devem andar sempre juntas.

“A comunicação é a interlocução entre os sujeitos. Não adianta disparar conteúdo aleatório na rede social que não haverá sucesso nesse diálogo. A comunicação é parte de um tripé que inclui ainda a ação política – o que o candidato faz – e o discurso – o que o candidato propõe”, ensina. “Se essas bases não estiverem funcionando, a comunicação vai poder muito pouco, seja ela em rede social, rádio ou TV”.

Na opinião de Pedro Pinto conteúdo, conhecimento e vontade de aprender falam mais que experiência política. Para ele não existe eleição ganha antes do tempo e candidatos novos, ainda desconhecidos da população, podem se tornar uma potência dependendo da maneira como se apresentam e em qual contexto.

“As redes sociais têm um papel importante de operarem como um farol que aponta o rumo e também um radar que mostra o que está acontecendo, o que está sendo dito e de que maneira o candidato pode se posicionar”, salienta.

Para os profissionais da comunicação que vão “mergulhar” no universo das campanhas políticas nos próximos meses há também dicas valiosas como a importância de saber trabalhar em equipe e valorizar o esforço coletivo, testar ideias, ouvir sugestões, “domar” o ego e se dispor a fazer de tudo um pouco.

“A criação é unir a intuição com o domínio do conceito, que vem do estudo, da técnica que você desenvolve. O diferencial é essa capacidade de articular ideias diferentes e colocar a engrenagem para funcionar”, ensina o professor.

Pinto ressalta também a necessidade de pautar o trabalho da comunicação no marketing da verdade. Caberá ao eleitor analisar a postura e propostas de cada candidato e fazer a melhor escolha dentro da sua realidade. Nesse cenário atual a pandemia deverá dar o tom dos discursos, acredita o professor.

“A pandemia de Covid-19 é um problema, tanto para a situação quanto para a oposição, não há fórmula pronta. O problema maior para os futuros prefeitos é o pós-pandemia, qual é o passo seguinte”, observa.

Currículo

Pedro Pinto é jornalista e professor de pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais com pós-doutorado em Comunicação e Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI)/Portugal, é também pesquisador associado do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e do programa de pós-graduação em Comunicação e Poder (PPGCom), ambos da UFMT.

A live é um ciclo de debates que acontecerá ao longo de toda a semana e contou ainda com as participação do jornalista Mauro Camargo (12). Nesta quinta-feira (13) o bate-papo é com a jornalista e consultora de imagem, Tatiane Salles e no sábado (15) com a repórter e assessora de imprensa Ana Paula dos Santos. As lives acontecem a partir das 20h, no perfil do Instagram @lemureresolve.



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