O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encaminhou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (14) um projeto de lei que cria auxílio financeiro de R$ 1 mil, em parcela única, às famílias de baixa renda que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. O texto segue em caráter de urgência.
A Mesa Diretora, presidida pela vereadora Paula Calil (PL), convocou para quinta-feira (16), às 14h, uma sessão extraordinária para submeter a proposta ao plenário, formado por 27 vereadores.
Após a aprovação, o texto da lei precisa ser sancionado pelo poder Executivo e a partir da publicação na Gazeta Municipal, entra em vigor. Pelo projeto de lei, caberá a Defesa Civil emitir um laudo técnico que ateste a interdição do imóvel por efeito das chuvas.
Na segunda-feira (14), o prefeito Abilio Brunini foi até a Câmara Municipal para explicar aos parlamentares o conteúdo do projeto de lei. Ele ressaltou que se trata de uma ação do município para contemplar, exclusivamente, moradores de baixa renda.
"O valor de R$ 1 mil não é para todos. Precisará a família ter ficado sem moradia e estar com o domicílio interditado pela Defesa Civil. O auxílio será de apenas uma parcela e é uma forma da prefeitura ajudar as pessoas a comprar um colchão, um armário, uma cama, roupa e recomeçar. Isso vai ser de uma forma prática e rápida. Dependendo apenas a Câmara votar, aprovar e liberar que a prefeitura faça esse pagamento para as famílias cadastradas", explicou.
Reforçando o movimento para assistir às famílias prejudicadas pelas chuvas, a Mesa Diretora da Câmara Municipal transformou o prédio em um ponto de arrecadação de donativos. Roupas, colchões, eletrodomésticos, alimentos, itens de higiene pessoal poderão ser doados. A campanha foi comunicada pela presidente da Casa, Paula Caloil e pela primeira-secretária Katiuscia Mantelli (PSB).
Doações
O bairro São Mateus foi um dos mais afetados em Cuiabá pelas intensas chuvas que caem na cidade desde o último domingo. Nesta terça-feira, ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Defesa Civil entregou doações de frutas, verduras e kits dormitórios às famílias afetadas.
A vice-prefeita, cel. Vânia Rosa, que também é a secretária de Assistência Social, destacou que as frutas e verduras foram doadas por intermédio da vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade). Vânia ressaltou que esse atendimento proporciona um alívio para aqueles que estão em total desespero.
"Este é um trabalho paliativo, de emergência. Contamos com apoio e ações solidárias de toda a sociedade. Na ocasião, gostaria de agradecer a vereadora Baixinha pela sensibilidade, a Defesa Civil através do cel. Alessandro que nos trouxe a doação desses colchões que serão de grande ajuda para aqueles que perderam tudo e precisam recomeçar", destacou a secretária.
A moradora Aparecida de Fátima, que recebeu a doação de verduras, relatou que perdeu até seu cachorro durante o alagamento. "Perdi até meu cachorrinho e tudo que conquistei ao longo da vida nessa enchente”, lamentou a moradora.
Juliana Patrícia, que recebeu a doação de um colchão e travesseiros das mãos do secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, relatou que perdeu o guarda-roupa, berço, colchão, roupas, calçados e o enxoval da bebê.
“Perdi praticamente todas as roupinhas dela. Perdemos sofá, armário, geladeira, tudo. Toda ajuda é bem-vinda. Essa ajuda é de grande importância nesse momento de dificuldade. Muito obrigada a toda gestão da prefeitura pela ajuda".
O bairro São Mateus possui aproximadamente 20 ruas, sendo que 11 foram duramente afetadas. Para amenizar a situação, a Secretaria de Assistência Social realiza desde as primeiras horas de segunda-feira (14) o levantamento socioeconômico das famílias. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Públicos (Limpurb) também está mobilizada para o recolhimento dos móveis, utensílios e demais pertences que não servem mais para uso e foram dispensadas na frente das residências.
Vereador Ilde Taques (PSB) informou, em entrevista ao Jornal da Cultura, que tem articulado junto ao Governo do Estado a doação de cobertores e cestas básicas para atender à população cuiabana que foi prejudicada pela chuva.