A deputada estadual Janaina Riva (MDB) é a nova presidente do Diretório Municipal Provisório do MDB em Cuiabá. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (9) pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Bezerra (MDB).
Além de deputada, compõe a executiva municipal provisória do partido o vereador reeleito Juca do Guaraná Filho, Clovis Figueiredo, o advogado Francisco e o suplente de deputado federal, Valtenir Pereira.
De acordo com a deputada estadual Janaina Riva, a ideia é começar a trabalhar com a base municipal da sigla na capital para as eleições de 2022. “Temos bons nomes aqui. Queremos fortalecer a bancada estadual e federal do MDB na Assembleia e no Congresso Nacional”, explica.
De acordo com o presidente Carlos Bezerra, a intenção com essa nova comissão é abrir um diálogo maior e construir um discurso de união entre os correligionários. “Vamos sentar para unificar a todos e acabar com essas querelas internas no MDB”.
O MDB rachou nas eleições municipais de 2020, quando o prefeito Emanuel Pinheiro saiu à reeleição. Janaina Riva, por exemplo, preferiu apoiar a candidatura de Roberto França (Patriota) a prefeitura. O desgaste carregado por Pinheiro, em função do vídeo do Paletó, pesou muito no processo. No segundo turno as lideranças do MDB também mantiveram distância.
Depois que foi eleito em uma reviravolta no segundo turno contra Abílio Junior (Pode), Emanuel pediu ao governador Mauro Mendes (DEM) uma trégua nas rusgas para trabalharem por Cuiabá. Na terça-feira pós eleição, lideranças do MDB articularam uma reunião dos prefeitos eleitos do partido com o governador. No entanto, Pinheiro não compareceu. Disse que atendia um pedido da militância que esteve ao seu lado. Aguardaria uma agenda articulada por seu filho, o deputado federal Emanuelzinho (PTB).
Bezerra considerou que Pinheiro errou ao não comparecer, pois poderia ter sido a "vedete" do encontro. Com o racha mais que confirmado, o presidente estadual do partido incumbe a deputada e nova presidente do MDB em Cuiabá de trabalhar pela unificação no partido com vistas às eleições gerais.