NOTICIÁRIO Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 17:40 - A | A

Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 17h:40 - A | A

FORA DO COMANDO

Prefeitura anuncia que vai recorrer de decisão sobre intervenção na saúde

Da Redação
[email protected]

Em nota emitida à imprensa, a Prefeitura de Cuiabá anunciou que vai recorrer da decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça que determinou intervenção do estado na saúde pública da capital. 

O julgamento da intervenção, solicitada pelo Ministério Público Estadual, foi realizado na tarde desta quinta-feira (9). Por 9 votos favoráveis e 4 contrários, os desembargadores decidiram pela intervenção. 

“A intervenção no âmbito da saúde pública não se trata de decisão unânime e, sim, por maioria e será cumprida atendendo a determinação judicial. A Procuradoria Geral do Município (PGM) avalia recorrer da medida”, disse em nota a Prefeitura. 

A intervenção estadual na saúde pública de Cuiabá foi determinada em 28 de dezembro em decisão monocrática pelo desembargador Orlando Perri, atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado, que classificou a situação da saúde na capital como caótica. 

O que motivou o MP a fazer o pedido foram relatos de profissionais sobre a falta de condições de trabalho, assim como os reclames dos usuários do sistema público de saúde. Faltam profissionais, medicamentos, exames não são realizados. Apesar de faltarem remédios nas unidades de saúde, vistorias encontraram milhares de medicamentos vencidos no Centro de Distribuição de Medicamentos de Cuiabá. 

A Prefeitura recorreu da decisão da intervenção ao STJ e foi atendida pela presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que exigiu que a medida fosse validada pelo colegiado.

O julgamento pelo colegiado teve início no dia 23 de fevereiro, mas foi suspensa por pedido de vistas feito pelos desembargadores Rubens de Oliveira e Juvenal Pereira. 

Ex-aliado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado estadual Paulo Araújo (PP) comemorou a decisão do Tribunal de Justiça. 

“Era uma medida necessária para que nós possamos voltar a salvar vidas. Estancar a corrupção que assolou a gestão do município de Cuiabá. Agora o próximo passo é acompanhar todas as etapas do processo de intervenção. Graças a Deus o Tribunal de Justiça fez o seu papel”. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png