Organizações sociais e iniciativas formadas por voluntários que atuam com ações diretas frente à pandemia de Covid-19 podem se inscrever para receber incentivo emergencial da Fundação André e Lucia Maggi (Falm). O prazo para as inscrições é 30 de outubro e elas podem ser feitas pelo site https://www.fundacaoandreeluciamaggi.org.br/incentivo.
Além de recursos financeiros (até R$ 10 mil para organizações sociais e até R$ 5 mil para iniciativas sociais), a fundação também irá oferecer uma série de incentivos como formação sobre captação de recursos por meios digitais, encontros online de fomento ao trabalho em rede, capacitação online para os não classificados e a Vitrine Virtual, onde as organizações e iniciativas terão suas causas divulgadas para que possam captar recursos de doações e ampliar a visibilidade.
“O recurso pode ser utilizado para pagamento de despesas fixas e para atividades diretas para minimizar os impactos da Covid-19 junto aos públicos mais vulneráveis”, explica a coordenadora de Projetos da Falm, Lorraine Souza.
As ações desenvolvidas pelos grupos ou instituições devem ter como foco públicos mais vulneráveis nas áreas de saúde, educação ou proteção social em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
São iniciativas como ensino à distância, cursos e treinamentos para geração de renda de pessoas mais vulneráveis, ações de saúde mental, física e emocional, bem como as voltadas à prevenção ao novo coronavírus, prevenção e redução da violência doméstica, entre outros.
Podem se inscrever organizações sociais (pessoa jurídica sem finalidade econômica) como, por exemplo, associações, cooperativas sociais ou organizações não governamentais. Outra modalidade de inscrição é voltada para pessoas que participam de uma iniciativa social (pessoa física) como, por exemplo, pessoas que atuem em grupos de voluntários, lideranças comunitárias ou movimentos sociais.
As inscrições são feitas somente pelo formulário disponível no site. É necessário anexar os documentos solicitados pelo regulamento. Projetos que forem sendo analisados e aprovados já terão os recursos liberados. A avaliação e seleção serão realizadas por ordem de chegada das inscrições.
A Fundação André e Lucia Maggi é uma organização social, responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI nas regiões estratégicas para a empresa.