NOTICIÁRIO Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 15:19 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024, 15h:19 - A | A

VIGIA MAIS MOTORISTA

Motoristas devem procurar sindicatos e associações para cadastrar botão do pânico

Da Redação com Assessoria

Motoristas profissionais já podem procurar os sindicatos e as associações que representam a categoria para adesão ao Vigia Mais Motorista, programa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que disponibiliza um sistema de comunicação direta entre os trabalhadores e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Além de motoristas por aplicativo, o programa atende caminhoneiros, taxistas e mototaxistas. Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico.

Para a habilitação no programa, os motoristas devem entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à Sesp.

Durante o cadastro, é preciso preencher um formulário e enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação do condutor. Após o procedimento e o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta. De acordo com o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso, a estimativa é que apenas em Cuiabá e Várzea Grande existam aproximadamente 8 mil profissionais. 

O superintendente do Ciosp, delegado Claudio Álvares Sant’Ana, destaca que este programa do Governo do Estado é inovador no país, proporcionando contato direto entre os condutores e o centro de operações das polícias.

“Os trabalhadores podem se comunicar diretamente com o operador de videomonitoramento pelo Vigia Mais Motorista, que exibe a localização do veículo em tempo real e permite o envio de uma viatura ao local, sem necessidade de intervenção da plataforma de mobilidade utilizada pelo condutor”, afirmou. 

As câmeras do Programa Vigia Mais MT estão integradas à plataforma, mostrando as características do veículo e de seus ocupantes, o que facilita a comunicação com os policiais durante uma ocorrência.

O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador.

Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.

Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da rede estadual de ensino. Além disso, a Sesp estuda implantar comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência. A expectativa do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo é que essa funcionalidade esteja disponível até o final do ano, ressaltou a presidente Solange Menacho, em entrevista ao Jornal da Cultura. 

Capacitação

O treinamento consiste em 1h30min de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar.

As associações e motoristas podem entrar em contato com o Vigia Mais Motorista pelo número (65) 98145-0434 para esclarecimento de dúvidas, das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Expansão

Por enquanto, segundo Solange Menacho, o cadastramento ocorre apenas para motoristas de Cuiabá e Várzea Grande, mas a meta é ampliar para o interior do estado. Ela ressalta que motoristas de aplicativo, motoentregador, mototaxista devem procurar o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo de Mato Grosso para o cadastramento. Não precisa ser sindicalizado para se cadastrar. 

Os atendimentos são realizados das 9 às 11 e das 14 às 17 horas. É preciso agendar. O telefone para agendamento é o 65 99363-0263. Solange ressalta que não haverá nenhum custo para o motorista e que o Vigia Mais Motorista é um "mecanismo valioso, muito útil para rodagem, principalmente para aqueles que trabalham a noite. 

O sistema foi pensado pelo Governo do Estado depois de uma cobrança feita pelos profissionais por mais segurança. O principal motivador foi o assassinato de três motoristas de aplicativo, registrados no mês de abril, com requintes de crueldade. Os responsáveis foram presos e afirmaram que a princípio a ideia era apenas roubar, mas depois assassinaram os trabalhadores porque gostavam da sensação. 

Antes de ser anunciado, o sistema ficou dois meses em teste, período em que foi possível detectar possíveis falhas e corrigir o aplicativo. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png