NOTICIÁRIO Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 15:31 - A | A

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 15h:31 - A | A

COMANDO DA LEGENDA

MDB nega interferência da Executiva Nacional para manter comissão em Cuiabá

Michely Figueiredo

O membro do MDB de Cuiabá, Clóvis Cardoso, foi escolhido como porta voz do presidente estadual do partido, deputado federal Carlos Bezerra, para negar que haja qualquer tipo de interferência da nacional do partido para definição da comissão provisória na capital mato-grossense. A última comissão expirou no dia 15. Até então, o partido era presidido por Francisco Faiad, ligado ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Na semana passada, a deputada estadual Janaina Riva foi anunciada como a nova presidente da executiva municipal por escolha do presidente Carlos Bezerra. No entanto, esta semana foi divulgada a informação de que por interferência do presidente nacional, Baleia Rossi, Francisco Faiad seria mantido no comando da legenda.

Presidência do MDB em Cuiabá sob o comando de Janaina Riva

"Isso é uma inverdade, é fake news. O Baleia Rossi é um democrata e o diretório nacional também não interfere nas decisões dos regionais do Brasil inteiro. Só teria uma forma disso ocorrer, que seria através de uma intervenção, o que não existe. O estatuto do partido é claro. A competência para designar membros de comissões provisórias municipais compete a Executiva estadual, que é composta pelo presidente Carlos Bezerra, a bancada de deputados estaduais e outros membros. E isso não ocorreu", explicou.

Clóvis fala por Carlos Bezerra porque o cacique emedebista está em isolamento social desde que testou positivo para a covid-19 nesta semana.

O anúncio de Janaina como presidente acirrou ainda mais os embates dentro da legenda em Cuiabá. Houve um racha durante as eleições municipais, quando as principais lideranças do partido não embarcaram no projeto à reeleição de Emanuel Pinheiro. Durante o primeiro turno, Janaina, por exemplo, preferiu apoiar o projeto de Roberto França (Patriota) e no segundo se manteve neutra.

O desentendimento entre Emanuel Pinheiro e Janaina Riva começou quando o prefeito deu declarações desfavoráveis ao ex-deputado José Riva, pai da emedebista.

A mudança na Executiva Municipal, tirando os nomes ligados a Emanuel e que trabalharam por sua reeleição, coloca ainda mais lenha na fogueira, embora Janaina afirme que o momento seja de unificação e de fazer o MDB olhar para o futuro, se referindo ao pleito geral de 2022.

Janaina: missão é apaziguar os ânimos e fazer MDB voltar a pensar no futuro

Além da mudança da comissão provisória da capital, outro fator que acirrou ainda mais os ânimos nesta semana foi o anúncio de interrupção dos atendimentos nos hospitais filantrópicos, incluindo o Hospital de Câncer, por falta de repasse de verba por parte da Prefeitura de Cuiabá. O fato foi bastante explorado por Janaina Riva, que articulou no parlamento estadual para trazer uma solução principalmente para o Hospital de Câncer.

Além de Janaina, a nova comissão provisória anunciada para o diretório de Cuiabá conta com a participação do vereador reeleito Juca do Guaraná Filho, Clovis Figueiredo, o advogado Francisco Faiad e o suplente de deputado federal, Valtenir Pereira.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png