Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (29), o deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), anunciou a jornalista, filha do ministro Carlos Fávaro, Rafaela Fávaro (PSD) como o nome que vai preencher a vice da chapa que disputa o pleito de 2024. Quando selou a aliança com o PSD, o petista já havia comunicado que a vice seria indicada pelo partido. Havia dúvidas se o nome escolhido seria de Rafaela ou da médica pediatra e patologista clínica, Natasha Slhessarenko.
Natasha, no entanto, ao ser questionada em várias entrevistas que concedeu, disse que neste ano não pretendia participar do pleito em razão de projetos profissionais. O nome era considerado forte por também ser ligado à saúde, assim como Lúdio, uma vez que um dos principais entraves da capital é garantir atendimento de qualidade ao usuário do sistema único de saúde (SUS).
"Nós referendamos nessa reunião do Conselho o nome que vai ocupar a vice da nossa chapa. Na sexta-feira fiz um convite a Rafaela Fávaro para ser candidata a vice-prefeita. O PSD reuniu a chapa de vereadores e indicou o nome da Rafaela para compor como vice. No sábado e domingo consultamos todos os partidos do arco. Hoje, na reunião do Conselho Político, referendamos Rafaela como vice-candidata. E será a partir de primeiro de janeiro de 2025, a vice-prefeita de Cuiabá e governaremos juntos essa cidade", disse Lúdio durante coletiva.
O anúncio foi feito com Lúdio ladeado de várias mulheres. Entre elas a presidente da Federação Brasil Esperança, Lane Costa, sua esposa, Maria Theresa, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso e filiada ao PSD, Bruna Santiago, a presidente do PSD Mulher, Rafaela Fávaro e a também filiada ao PSD, Natasha Slhessarenko.
"É um honra ter o meu nome escolhido tanto pelo partido como pelo Lúdio. Temos a Natasha e a Bruna, que também estavam cotadas na chapa, fico honrada por ter sido escolhida também por elas. É uma luta política que venho travando há 11 anos. Desde 2020 venho trabalhando por paridade de gênero, por mais mulheres na política. Vamos fazer uma campanha muito bonita", disse Rafaela.
Lúdio destacou que a presença de Natasha no PSD enriquece o campo político do grupo que se forma. "Tive a grande honra de estar entre os nomes cotados, mas por questões de natureza pessoal não pude estar como sua vice. Mas nada melhor que um médico para cuidar de Cuiabá, que saúde, sem dúvida, é o maior problema da nossa cidade. Precisamos fazer mais por nossa capital, pode contar comigo. É hora de tomar partido. Na hora de escolher quem vai dirigir nossa cidade, é preciso observar quem gosta de gente", declarou Natasha.
"Ter você, Rafaela, como nossa vice é uma honra. Estamos à disposição para trazer a mudança que Cuiabá tanto merece", disse Bruna Santiago.
Com a chegada de Rafaela na chapa, fica sacramentado também o compromisso de paridade de gênero para a ocupação de cargos de comando caso a dupla chegue ao comando da capital. "Depois de ouvir a Rafaela, o que disse como presidente do PSD Mulher, nosso compromisso no nosso programa de governo é de paridade de gênero em todos os cargos de comando da Prefeitura de Cuiabá. Mulheres qualificadas tecnicamente, com sensibilidade humana, compromisso público, capacidade de diálogo e articulação".
O arco de aliança
Além do PSD, o arco de alianças é composto pelo PT, PV e PCdoB, que formam a Federação Brasil da Esperança, além da Federação formada por Rede e PSOL.
A convenção, que selará Lúdio Cabral como candidato a prefeito de Cuiabá, será realizada no próximo sábado (3), no Ginásio da Lixeira, a partir das 9 horas.