Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação mostram que Mato Grosso avançou no ensino fundamental, mas ainda deixa a desejar no ensino médio. Nos anos iniciais, período que compreende do 1º ao 5º ano, o estado atingiu a meta do Ideb (5,6). Ao todo, 73% dos municípios do estado atingiram a meta neste nível de ensino.
Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) o estado chegou a 4,8, muito próximo da meta do Ideb que é de 4,9. No entanto, neste nível de ensino apenas 23,2% dos municípios mato-grossenses atingiram a meta.
Já no ensino médio (escolas públicas e particulares) Mato Grosso alcançou 3,6, distante da meta de 4,7. Na rede estadual foram 3,4 pontos para uma meta de 4,2 do Ideb.
A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ressalta que os resultados obtidos não foram satisfatórios, mas explica que o ano de 2019 foi de grandes desafios para a educação. Segundo ela, as provas do Ideb foram realizadas no primeiro ano da atual gestão que passou por uma greve de 74 dias, fator que prejudicou o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Segundo a secretária, o índice do ensino médio é um dos maiores gargalos não somente para a educação de Mato Grosso, mas em todo o país. Em nível nacional, apenas Goiás e o Distrito Federal superaram a meta nesta fase do ensino.
“Em 2019, a atual gestão recebeu uma Secretaria com R$ 636,8 milhões de restos a pagar de exercícios anteriores, incluindo encargos e pessoal e despesas correntes, o que impossibilitou a capacidade de investimentos naquele ano. No entanto, em dezembro de 2019 já havia pago R$ 430,9 milhões do total de restos a pagar”, explica a secretária.
Com as dívidas pagas, foi possível planejar investimentos, tanto na área pedagógica, como na infraestrutura. Entre as ações previstas está o reordenamento e redimensionamento da rede, visando otimizar espaços físicos e os recursos financeiros e melhorar o atendimento da demanda nas unidades educacionais.
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o Ideb mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhora do ensino. É calculado a partir de dois componentes, a taxa de rendimento escolar (aprovação) obtidos a partir do Censo Escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep que são as da Prova Brasil (escolas e municípios) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o país, realizados a cada dois anos.
As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Em 2019 a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5, mas o resultado ficou em 4,2.