Depois de ser velado na cidade de Batatais (SP) e no município de Ribeirão Cascalheira, o corpo do bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga chega ao município de São Félix do Araguaia, local onde escolheu para cumprir sua missão a favor das minorias e dos menos favorecidos.
Dom Pedro faleceu no último sábado, vítima de uma embolia pulmonar. Quando mais novo, o bispo foi acometido por uma pneumonia que deixou sequelas em seus pulmões, o que deixou o órgão fragilizado. Aos 92 anos, Casaldáliga também sofria com Parkinson, mais uma agravante no seu quadro de saúde.
Leia mais: Dom Pedro Casaldáliga parte, mas deixa caminho a ser seguido
O corpo chegou em São Félix por volta das 17:30. Ocorre neste momento o ofício dos Mártires da Caminhada e a oração de vigília. A cerimônia é transmitida ao vivo pelo site Repórter do Araguaia. Foi montado um esquema de biossegurança para que os fiéis possam se despedir do bispo emérito, que ficou conhecido mundialmente principalmente pela sua luta a favor dos indígenas.
Uma cercado delimita a área onde está o corpo de Dom Pedro Casaldáliga, que repousa sobre uma canoa com redes de pesca. Os fiéis passam um de cada vez ao lado do bispo emérito para o último adeus. O cenário onde o corpo repousa para o velório é composto por objetos que lembram as lutas travadas por Casaldáliga, como elementos que remetem à reforma agrária e ao povo indígena.
Leia mais: Legado de Dom Pedro Casaldáliga é atemporal
Nesta quarta-feira, às 8 horas ocorre a missa campal da despedida de Casaldáliga. Após a cerimônia, o corpo será encaminhado ao cemitério dos Karajás, onde ocorrerá o enterro. O local de sepultamento foi escolhido pelo bispo emérito e fica às margens do Rio Araguaia.