O deputado federal reeleito por Mato Grosso, Emanuel Pinheiro Neto (MDB) aceitou a missão de ser o vice-líder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara Federal.
Único do estado a declarar apoio ao petista, o parlamentar atuará ao lado do líder, o deputado federal pelo Ceará, José Guimarães (PT).
A definição da função ocorreu na manhã desta quinta-feira (2), após reunião com Guimarães e o próprio presidente Lula. Emanuelzinho foi empossado nesta terça-feira (1º) para o seu segundo mandato como deputado federal. Ele foi um dos três reeleitos e obteve pouco mais de 74 mil votos.
Emanuelzinho afirma que neste segundo mandato terá como foco o combate à fome, a geração de emprego e a recuperação do Brasil para que o desenvolvimento aconteça no país.
“Com mais força e completamente animado para esse próximo desafio que me deixa também muito esperançoso, por um Mato Grosso e Brasil mais acolhedor e em crescimento para todas as famílias! Vamos juntos! A missão é grande”, escreveu em sua rede social.
A bancada federal de Mato Grosso na Câmara dos Deputados é majoritariamente de direita. Fábio Garcia (UB), Coronel Assis (UB), Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL), Amália Barros (PL) e Abílio Brunini (PL) apoiaram o então presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Ainda foi reeleito como federal por Mato Grosso o deputado Juarez Costa, correligionário de Emanuelzinho.
Lideranças
Escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os novos líderes do governo no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara terão a responsabilidade de construir consensos e articular a votação de projetos de interesse do Executivo.
O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, assume a liderança do governo no Congresso Nacional; e os petistas Jaques Wagner, da Bahia, no Senado; e José Guimarães, do Ceará, na Câmara.