No intervalo de um dia Mato Grosso verificou aumentar o número de curados na luta contra o novo coronavírus. 1225 pessoas puderam celebrar a vitória sobre a doença. Se em 7 de julho o número total de recuperados era de 9.607, dados contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que até esta quarta-feira (8) 10.832 pessoas se recuperaram, um crescimento de 112,75%. Mas ao mesmo passo que cresceu o número de curados, também aumentou os novos contaminados. Foram confirmados 1.298 novos casos no estado e 25 novas mortes.
No boletim divulgado no dia 7, eram 23.506 casos confirmados, 896 mortos e 731 internados, sendo 415 em enfermaria e 336 em Unidades de Terapia Intensiva. Agora essa monta é de 24.804 pessoas infectadas, 921 mortas e 751 internadas - das quais 424 em enfermarias (317 públicos) e 307 em UTIs (239 públicos). Em 24 horas, 10 casos se agravaram e precisaram ser encaminhados para unidades de terapia intensiva. Desta forma, a taxa de ocupação em Mato Grosso chegou aos 97,1% e há somente 7 leitos de UTI vagos no Sistema Único de Saúde (SUS). A taxa de ocupação nas enfermagens passou dos 50% (53,4%). Permanecem em isolamento domiciliar 12.300 pessoas.
As 25 mortes mais recentes envolveram residentes de Nossa Senhora do Livramento, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Sinop, Cuiabá, Sorriso, Rosário Oeste, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Colíder e Primavera do Leste. Nesta edição do Boletim, foi corrigida uma duplicidade de óbito em Cuiabá.
A área técnica ainda esclareceu que foram corrigidas sete ocorrências de duplicidade no sistema. Além disso, dois casos anteriormente notificados em Cuiabá foram reposicionados para Chapada dos Guimarães; e outro de Lucas do Rio Verde foi corrigido para Nova Ubiratã. As mudanças consideraram o município de residência dos pacientes.
Contratação
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou na edição extra do Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (8) o edital 002/SES/2020, que visa à contratação emergencial de 24 médicos para atuar no Centro de Triagem e Diagnóstico da Covid-19, em Cuiabá.
De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, a partir desta sexta-feira (09), por este link: http://seplag.mt.gov.br/medicos . O edital não estipulou data de encerramento do processo, mas essa informação, quando definida, será publicada no Diário Oficial.
É obrigatório Diploma de Conclusão do Curso de Medicina e Inscrição no Conselho Regional de Medicina - CRM. O documento completo do processo seletivo pode ser acessado clicando AQUI.
Conforme consta descrito no edital, a remuneração paga ao médico, em escala de trabalho diurno de quatro horas, de segunda a sábado (até 14 plantões mensais), será de R$ 1.000,00.
Leia assuntos relacionados clicando nos links abaixo:
Cuiabá e VG: Juiz pede audiência de conciliação para decidir sobre lockdown
"É preciso mais que o lockdown para combater a Covid", diz Gustavo Oliveira
Presidente da Assembleia de Deus em Mato Grosso morre de Covid-19
Ministério Público pede extensão de lockdown por mais 14 dias em Cuiabá e VG
Kit Covid adquirido pelo Governo não contém cloroquina ou hidroxicloroquina
Cuiabá terá barreiras sanitárias a partir desta quarta-feira