Lançado essa semana pelo governador Mauro Mendes o Mais MT já é considerado o maior programa de investimentos no estado. Dividido em 12 eixos estruturantes, o programa vai alcançar todas as regiões de Mato Grosso com ações de governo em saúde, assistência social, meio ambiente, segurança pública e obras em escolas, rodovias e hospitais, entre outras, impulsionando a economia, gerando emprego e renda e beneficiando diretamente a todos os cidadãos. Em quatro anos serão investidos R$ 9.5 bilhões, sendo que 63% desse valor são recursos próprios.
O governador afirmou que a maior parte desses investimentos já está com dinheiro garantido em caixa, uma vez que a atual gestão conseguiu consertar o governo após uma série de ajustes, como a reforma administrativa, corte de gastos, renegociação de dívidas, combate à sonegação, novo Fethab, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Estadual e a revisão dos incentivos fiscais.
Para o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), este programa está sendo possível graças ao trabalho da Assembleia Legislativa que, com a aprovação das leis, viabilizou a realização destes e outros projetos.
“Fizemos as grandes discussões desde janeiro de 2019 quando aprovamos o novo Fethab e a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros. Tudo isso está dando condições ao governo de realizar essas ações”, observou.
Botelho disse ainda que a AL irá acompanhar a execução das obras como parceira do governo.
“Queremos que esse projeto se realize até 2022 para que possamos coroar esse mandato dos parlamentares e do governador com sucesso”.
A deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que esse é o maior programa de investimentos que já viu enquanto parlamentar. Entre os retornos positivos ao estado ela cita a modernização e a desburocratização.
“Acredito que esse programa não é apenas de alto investimento como acaba sendo também um programa de alta arrecadação. Facilita a vida do mato-grossenses nos órgãos de controle e facilita o trabalho dos órgãos de controle que poderão fazer uma fiscalização mais ampla”.
O retorno, segundo ela, é positivo não apenas para a população mas para o estado como um todo. “Mato Grosso irá ocupar um patamar diferente daqui em diante. Se o governador conseguir realizar todos os projetos, com a parceria da Assembleia Legislativa, isso irá ficar na história do estado”.
Na opinião do deputado Wilson Santos (PSDB), o mais importante desse programa, além de todos os investimentos em áreas como a social, de segurança, infraestrutura e econômica, é a recuperação da capacidade de investimento próprio do estado.
“Isso sim é um fato histórico, o estado volta a ser saudável econômica e financeiramente e readquire respeito dos investidores nacionais e internacionais, vide os investimentos no setor do etanol”, salientou. “Tudo isso vai gerar uma nova era de entregas e soluções que colocará Mato Grosso em um novo patamar de desenvolvimento econômico e social”, concluiu.