NOTICIÁRIO Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 18:09 - A | A

Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 18h:09 - A | A

MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO

Decreto de intervenção deverá passar pelo crivo da Assembleia Legislativa

A intervenção do estado na saúde pública de Cuiabá deverá ser submetida à apreciação da Assembleia Legislativa. A mudança foi feita no dia 18 de janeiro, quando os parlamentares aprovaram uma alteração na Constituição Estadual, proposta pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (UB). 

A intervenção estadual foi determinada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que por 9 votos favoráveis e 4 contrários, atendeu pedido do Ministério Público em apreciação ocorrida na tarde desta quinta-feira (9). 

Botelho propôs a alteração motivado pela primeira intervenção do estado na saúde de Cuiabá, ocorrida em 28 de dezembro, por decisão monocrática do desembargador Orlando Perri. Diante da determinação, o governador Mauro Mendes editou um decreto nomeando Hugo Fellipe como interventor, com efeito imediato. 

Agora, com a mudança na Constituição, o governador terá 24 horas para editar o decreto e submeter o documento à Assembleia Legislativa. O interventor escolhido também terá que prestar contas do que fizer aos parlamentares e o Parlamento deve criar uma comissão temporária para acompanhar os desdobramentos da intervenção. 

Conforme a decisão do Órgão Especial, a intervenção terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada se necessário. 

A Procuradoria Geral do Município de Cuiabá já comunicou que vai recorrer da decisão. 

“O TJ hoje faz justiça ao povo cuiabano. A saúde não pode continuar a ser caso de polícia, ela precisa urgentemente voltar a atender a população. Precisamos da UTI pediátrica reaberta e de seriedade com o recurso público”, disse a deputada estadual Janaina Riva (MDB).



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png