Vinte novos leitos de UTI estão sendo abertos a partir desta segunda-feira (13) no Hospital de Referência à Covid-19 em Cuiabá (antigo Pronto-Socorro Municipal). Com isso a Capital disponibiliza, ao todo, 115 leitos exclusivos para tratamento à doença causada pelo novo coronavírus. Além dos atuais 75 leitos do Hospital de Referência, há 40 leitos de UTI, também exclusivos para Covid-19, no Hospital São Benedito.
Vale ressaltar que essa estrutura atende aos casos de Covid-19 de todo o Estado que são encaminhados às unidades médicas pela Central de Regulação.
Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, neste domingo (12), havia em todo o estado 28.791 casos confirmados da Covid-19 e um total de 1.077 óbitos em decorrência do novo coronavirus, sendo 31 mortes nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação de UTI está em 98,1%.
Ao anunciar a abertura de novos leitos, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) falou ainda sobre novas ações de reforço à saúde no combate ao novo coronavírus como a entrega de mais 10 leitos de UTI nos próximos dias.
"Estes não foram abertos ainda porque não conseguimos as bombas de infusão", afirmou. "Cuiabá já chegou a ter 63% do total de casos confirmados e hoje esse número caiu para 24% o que mostra que o vírus está se interiorizando. Estamos recebendo muitos pacientes do interior porque há municipios que carecem de estrutura".
Pinheiro anunciou para breve a ampliação das barreiras sanitárias e a distribuição do kit Covid. "Apesar da polêmica, o direito à vida é um consenso e tudo deve ser feito para salvar a vida das pessoas", observou.
Leia mais: