Com a ajuda do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), dois idosos que estavam desaparecidos na região do Mirante, em Chapada dos Guimarães, foram localizados na tarde desta quarta-feira. Depois de resgatados da mata, eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Frei Osvaldo, onde passaram por avaliação médica e tomaram soro. Ambos passam bem.
Pelos menos 15 integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ciopaer estiveram envolvidos nas buscas. Ambos saíram de casa às 7 horas de terça-feira (18), para colher ervas e raízes medicinais para confecção de remédios. Combinaram que retornariam para casa às 16 horas. No entanto, quando foram buscá-los no ponto combinado, os dois não estavam. A Polícia Militar foi acionada e começou as buscas, juntamente com familiares e amigos que conhecem bem a localidade. O Corpo de Bombeiros foi chamado por voltas das 21:30 da terça-feira.
As buscas continuaram na manhã desta quarta-feira (19) e começou a ser cogitado o auxílio do Ciopaer, com a aeronave Águia. Ao meio dia a equipe aérea se deslocou para Chapada dos Guimarães e depois de aproximadamente 30 minutos de buscas, encontraram os dois.
De acordo com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Pedro Paulo, piloto da aeronava Águia, os idosos estavam há pelos menos 8 quilômetros do ponto onde adentraram na mata. Quando resgatados pela equipe, mostraram sinais de desorientação. Eles passaram todo o período sem se alimentar e tomando água dos riachos que cortam a localidade onde estavam.
A filha de um deles, conhecido como seo Gico, Thezir Almeida e Silva, conta dos momentos de agonia que a família passou sem notícias do pai, que tem 74 anos, e estava acompanhado de um amigo um pouco mais novo, conhecido como seo Valdemir. Os filhos não sabiam da aventura do pai, até que veio a notícia do desaparecimento.
"No momento é só gratidão por ele estar bem", disse ela enquanto aguardava o pai tomar soro na UPA do município.