Há 11 dias sofrendo em razão dos incêndios florestais, a cidade de Chapada dos Guimarães experimentou uma breve chuva na noite desta terça-feira (01). Apesar da pouca quantidade, o fenômeno deve ajudar no controle do fogo que já consumiu 2 mil hectares de vegetação nativa. As regiões atingidas pelas chamas ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) do parque de Chapada.
Por conta das chamas, a cidade estava encoberta por fumaça, o que também afetou a capital mato-grossense. As altas temperaturas registradas aliadas à baixa umidade relativa do ar e ao vento dificultava o trabalho do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas na cidade turística.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Institito Nacional de Pesquisas Espaciais, a possibilidade de chuva na cidade era de 5% para esta terça-feira. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Chapada dos Guimarães nesta terça-feira teve a umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, o que gerou um alerta em virtude do risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.