O município de Chapada dos Guimarães registrou a morte de mais uma pessoa em decorrência do novo coronavírus. Desta forma, sobe para 8 o número de pessoas que faleceram em razão do novo vírus. Ao todo, são 184 casos da doença na cidade, sendo que 23 estão em monitoramento e 123 se recuperaram. Os dados foram divulgados na noite desta terça-feira (21) pela Secretaria Estadual de Saúde. A nova morte está registrada no boletim de segunda-feira (20).
No último boletim informativo (130) emitido pelo Governo do Estado, em 16 de julho, Chapada dos Guimarães era classificada como uma cidade com risco alto para a transmissão da Covid-19. Uma semana antes dessa categorização, o município estava na lista daqueles com risco muito alto para a contaminação. Isso fez com que a prefeitura municipal tomasse medidas no sentido de barrar a circulação do vírus, como a determinação de quarentena obrigatória aos finais de semana, o que deve se estender até este dia 26.
A princípio, todas as atividades consideradas não essenciais deixariam de funcionar pelo prazo de 14 dias, seguindo o que determina o decreto estadual 522/2020. No entanto, após pressão do comércio e do Legislativo municipal, a administração de Chapada resolveu decretar o lockdown a partir de sexta-feira, às 17 horas. O comércio fecha e retoma suas atividades apenas na segunda-feira. Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas.
Além disso, para garantir atendimento precoce aos moradores, Chapada dos Guimarães instalou um Centro de Atendimento Especializado para casos de Covid-19 e começou a entrega de kits de medicamentos para as pessoas diagnosticadas com coronavírus, que passaram por consulta médica.
Chapada dos Guimarães, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conta com 19.752 habitantes.
Em Mato Grosso já são computadas 37.429 pessoas contaminadas, sendo que desse total 1.432 faleceram, 19.196 se recuperaram e 16.801 estão em monitoramento.