NOTICIÁRIO Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023, 17:28 - A | A

Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023, 17h:28 - A | A

APONTAMENTOS FEITOS

Chapada não consegue indicação para ser reconhecida como Geoparque Unesco

Michely Figueiredo
Da Redação

Chapada dos Guimarães não conseguiu a indicação para ser reconhecida como geoparque pela Unesco. A informação foi revelada pelo prefeito Osmar Froner (MDB) durante audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir a criação da MT-030, e confirmada pelo coordenador científico do geoparque, professor Caiubi Kuhn. A cidade de Uberaba, em Minas Gerais, é que deve receber o selo de reconhecimento no próximo ano. 

"De fato, não fomos aprovados esse ano é. Foram apontadas várias coisas que precisam ser melhoradas. A gente ainda vai receber, na verdade, o relatório lá do Conselho, com análise do Conselho dos Geoparques da Unesco fez, mas a gente sabe que não fomos indicados para virar geoparque. Uberaba foi indicada. Uberaba deve receber a chancela da Unesco. É no ano que vem, mas nós não. Não passamos este ano, então o próximo passo agora vai ser continuar as atividades e fazer as melhorias nas áreas que foram questionadas, que foram criticadas dentro dessas análises dos avaliadores", explicou  Kuhn. 

Entre os pontos criticados pelo Conselho de avaliadores está a escassez de publicações científicas sobre a geologia excepcional Chapada dos Guimarães, além da falta de placas de sinalização. "A geologia excepcional que existe aqui tem poucas publicações internacionais ainda do ponto de vista geológico e isso também é um dos pontos que pesou negativamente para a gente.  Outro ponto também é ampliar o número de geossítios no interior do município", esclareceu o coordenador científico do geoparque Chapada. 

Embora o reconhecimento não tenha vindo neste momento, as ações na cidade continuam. Um exemplo disso é o workshop que está sendo realizado no município até o dia 7 de outubro e que visa exatamente explorar as peculiaridades da cidade, que a tornam passível se ser reconhecida como Geoparque Unesco. O objetivo é fomentar os debates sobre as iniciativas do geoturismo e propagar a educação. 

"É sempre bom lembrar também que, independente de ter ou não ter o título da Unesco, esses trabalhos que vem sendo feitos, eles geram um resultado para o município em termos de desenvolvimento de novos produtos, de ampliar a qualificação, ampliar o acesso à informação. E esse é o resultado mais concreto que a gente acredita que consegue entregar de fato a todo o tempo com o geoparque é, é lógico, sempre tendo esse foco. Também de chegar a ter esse reconhecimento da Unesco", salientou Kuhn. 

Agora a pretensão é avançar nos apontamentos feitos pelo Conselho de Avaliadores da Unesco e reapresentar a candidatura de Chapada dos Guimarães como aspirante a Geoparque Unesco no ano de 2024. Sacramentada essa etapa, haverá cerca de um ano e meio para que todas as correções sejam feitas até a visita dos avaliadores novamente ao município, o que deve ocorrer em 2025. A última visita à cidade de dois avaliadores ocorreu entre os dias 9 e 14 de junho.

Na oportunidade, elesfizeram contato direto com diversos setores da sociedade para avaliar as informações contidas no dossiê encaminhado por Chapada na candidatura à aspirante. 

Atualmente, existem 195 Geoparques Globais da UNESCO, em 48 países. No Brasil existem atualmente 5 geoparques reconhecidos, sendo eles, Araripe (CE), Seridó (RN), Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava (RS) e Quarta Colônia (RS). 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png