Chapada dos Guimarães deu início nesta segunda-feira à campanha de vacinação contra influenza, mais conhecida como gripe, nas unidades de saúde. A meta é vacinar até o dia 31 de maio pelo menos 90% do público prioritário para a imunização.
Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A secretaria municipal de saúde pontua que a vacina da gripe pode ser feita juntamente com a de covid e que as crianças podem tomar o imunizante quando forem tomar outras vacinas de rotina previstas no calendário vacinal.
Vacinas salvam vidas. Não deixa de ir até uma unidade de saúde receber a dose do imunizante.
Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas. Neste ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses.