O primeiro dia de campanha foi movimentado em Cuiabá. Apesar das já conhecidas recomendações alusivas à pandemia de Covid-19, muitos optaram pela antiga prática do corpo a corpo e foram para as ruas neste domingo (27).
Uma intervenção na praça Alencastro, região central de Cuiabá, deu o pontapé inicial à campanha de Gisela Simona (Pros) à prefeitura da Capital. A intervenção homenageou 100 mulheres que fizeram a história da cidade como Zulmira Canavarros, Dona Eulália, Maria Taquara, Mãe Bonifácia, Dona Bem Bem, Dunga Rodrigues e Maria Helena Póvoas, entre outras.
À noite a candidata reuniu vereadores da coligação na Associação Cultural do São Gonçalo Beira Rio, no bairro Coxipó.
Julier Sebastião (PT) liderou uma carreata que partiu da tradicional Igreja do Rosário e São Benedito e percorreu algumas avenidas centrais de Cuiabá.
O atual prefeito, Emanuel Pinheiro, inicia agenda política apenas a partir do dia 05, segundo sua assessoria.
Também concorrem à prefeitura de Cuiabá os candidatos Gilberto Lopes (Psol), Abílio Junior (Podemos), Paulo Henrique Grando (Novo), Roberto França (Patriotas) e Aécio Rodrigues (PSL).
Senado
Candidatos que concorrem ao Senado na eleição suplementar também foram às ruas pedir voto neste domingo. A coronel Fernanda (Patriota) participou do chamado “adesivaço” pelas ruas da Capital.
Carlos Fávaro (PSD) começou a campanha em Lucas do Rio Verde onde, há mais de 30 anos, começou sua vida em Mato Grosso. Participou de ato político ao lado do atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Binotti (PSD), além de outras lideranças políticas.
Euclides Ribeiro (Avante) prestigiou o lançamento da campanha de Gisela Simona junto a vereadores da coligação.
O candidato Nilson Leitão (PSDB) iniciou a campanha com um vídeo em que fala sobre a pandemia de Covid e realizou uma live com a participação de lideranças políticas e apoiadores.
O ex-senador e ex-governador Pedro Taques (Solidariedade) também lançou sua candidatura por meio de um vídeo postado nas redes sociais onde menciona a pandemia e presta solidariedade às vítimas do novo coronavírus. Taques disse que, em sua campanha, vai respeitar as medidas de distanciamento social para evitar a proliferação da doença.
Valdir Barranco, candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores, participou da carreata em Cuiabá ao lado de Julier. O lançamento oficial da campanha será no dia 30.
Também concorrem à vaga de senador deixada pela juíza Selma Arruda, que perdeu o mandato após acusações de caixa 2 e abuso de poder econômico, o Procurador Mauro (Psol), Elizeu Nascimento (Partido Democracia Cristã), Feliciano Azuaga (Novo) e Reinaldo Morais (PSC)