O incêndio registrado na Estrada da Guia, nas proximidades do condonmínio Brasil Beach, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, depois de sete horas de trabalho. No entanto, a ocorrência foi dada como encerrada somente às 2:20 desta quinta-feira (13), depois de 16 horas de ação. Ao todo foram destruídos pelo fogo 800 hectares. Somente o Corpo de Bombeiros mobilizou para esta ação 46 militares e 11 viaturas, além do reforço da Defesa Civil de Cuiabá, composto por quatro brigadistas.
Para o controle das chamas, foram utilizados 40 mil litros de água por viaturas e mais 20 mil litros por meio da aeronave do Ciopaer. .
O trabalho de combate ao incêndio na região do Rodoanel e Sucuri, próximo à Ambev e nas proximidades do condomínio Brasil Beach tive início às 10:30 desta quarta-feira (12). O fogo consumia a vegetação.
Leia mais: Há 10 anos Pantanal não via incêndio nessas proporções, aponta Bombeiros
Foi constatado no local que haviam diversos focos de incêndio, sendo que foram priorizados aqueles que apresentavam mais riscos a fábrica de bebidas e aos condomínios próximos.
Focos secundários que estavam muito distantes da rodovia, impossibilitando o acesso dos carros do Corpo de Bombeiros, foram combatidos com o auxílio de bombas costais e de abafadores.
Uma mudança de direção e aumento da força do vento fez com que as chamas ficassem mais altas. Ao meio dia desta quarta, em função dessa alteração, o incêndio avançou para uma região de vegetação próxima a estrada da Guia, sendo necessário acionar mais equipes do Corpo de Bombeiros e o apoio do Ciopaer.
A aeronave criou uma linha úmida para perrmitir a entrada na mata e o combate direto às chamas, além da utilização de maquinário disponibilizado por proprietários próximos, para fazer o isolamento do risco.
Leia mais: Incêndio avança e já consome 185 mil hectares no Pantanal
Ainda foram acionadas viaturas de outras unidades de Cuiabá e Várzea Grande e também houve o chamamento dos bombeiros militares no período de folga, por meio do plano de chamada.
Desde julho, Cuiabá já registrou mais de 1550 chamadas por queimadas urbanas. O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, passível de multa e/ou reclusão.
Nas duas últimas semanas de julho, a Defesa Civil de Cuiabá atendeu 25 ocorrências de queimadas que geraram multas que somam R$ 1,3 milhão. Já na primeira semana de agosto, embora as multas ainda não tenham sido todas computadas, a estimativa é que somem R$ 500 mil.