Boletim informativo 144º divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que apenas dois municípios de Mato Grosso foram classificados com risco muito alto para contaminação do novo coronavírus. São eles Sinop e São José dos Quatro Marcos. No último dia 13, eram 17 cidades nesta classificação. Naquela oportunidade Sinop já aparecia como risco muito alto. Já São José dos Quatro Marcos apresentava risco alto para contaminação.
A classificação de risco é utilizada para determinar as medidas que os municípios precisam adotar para conter a transmissão do novo coronavírus. De acordo com o decreto estadual 573/2020, quando esse risco é muito alto, as atividades não essenciais precisam reduzir sua capacidade de atendimento para 50%. É preciso ainda adotar ações que impeçam aglomerações. Essa flexibilização ocorreu na semana passada, depois que o governador Mauro Mendes (DEM) modificou as medidas visando auxiliar o comércio. Para o gestor, a atividade já havia dado sua parcela de contribuição no combate à pandemia e estender o fechamento das lojas penalizaria o setor e poderia aumentar o número de desempregados no estado.
Leia mais: Dezessete cidades ainda apresentam risco "muito alto" para transmissão da Covid-19
Antes da edição do decreto 573/2020, quando um município era classificado como risco muito alto, a determinação é que fosse adotada quarentena obrigatória de 14 dias. As atividades consideradas não essenciais ficavam impedidas de funcionamento.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira, Sinop registra 1.893 casos de coronavírus, 44 óbitos e 1.028 casos em monitoramento. Já São José dos Quatro Marcos registra 428 casos, sendo 7 óbitos e 156 em monitoramento.
Risco alto
Ainda de acordo com informações contidas no boletim, os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Jaciara, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Tapurah, Paranatinga, Vera, Nova Canaã do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Santo Antônio do Leste, Brasnorte, Nova Monte Verde e Araguainha.
Com a classificação de risco alta, as atividades não essenciais podem funcionar com 70% da sua capacidade, evitando aglomerações e tomando as medidas de biossegurança necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus.