Faleceu neste domingo (28) de Ramos, o bispo Dom Juventivo Kestering (74). Ele estava internado desde o dia 11 de março em uma unidade de terapia intensiva depois de complicações causadas pela Covid-19.
Depopis de testar positivo para a doença, Dom Juventino se tratava em casa. Mas, com o passar dos dias, se sentiu indisposto e precisou ser internado. Exames comprovaram o comprometimento de 80% dos pulmões. A saturação estava baixa e havia febre.
Boletim médico datado de 25 de março afirmava que o estado de saúde de Dom Juventino era grave. Ele estava respirando com auxílio de ventilação mecânica por meio de traqueostomia. Ele era mantido sedado.
Responsável pela Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, o bispo completou no último dia 8 de março 23 anos de ordenação episcopal.
A notícia da morte foi dada pela própria Diocese. "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (2 Timóteo 4:7-8)", foi a mensagem escrita pela Diocese em uma foto do bispo.
"Comunicamos o falecimento do Nosso Bispo Diocesano Dom Juventino Kestering na manhã deste domingo. Mantenhamos nossa comunhão e preces pelo seu descanso eterno", pediu aos fiéis.
Antes da Covid-19, Dom Juventino lutava há cerca de 5 anos contra uma leucemia.
Ele foi o terceiro bispo da prelazia Rondonópolis-Guiratinga. Substitituiu Dom Ozório Stoffel, que se aposentou aos 75 anos. Foi alçado ao cargo em 22 de março de 1998.