Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação lançam no dia 22 de julho, às 10 horas, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT). Oferecido pelo campus de Várzea Grande, será disponibilizado na modalidade Educação à Distância (EaD) no polo de Chapada dos Guimarães.
O curso de Ciências e Tecnologia visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados nas áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico. Esta iniciativa reforça o compromisso em promover uma educação de qualidade, impulsionando o crescimento econômico e social da região.
O lançamento contará com a presença de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estudantes interessados e comunidade em geral. Durante o evento, serão apresentados os detalhes sobre o curso.
O Bacharelado em Ciências e Tecnologia foi desenvolvido pela UFMT durante o período pandêmico, com o intuito de democratizar o acesso à educação superior no estado de Mato Grosso, levando um curso de fundamentos científicos e tecnológicos a mil estudantes, por meio de 11 (onze) polos distribuídos de forma estratégica por diferentes regiões do estado, além de permitir que parte dos egressos acessem a segunda graduação, presencial, em um dos cursos de Engenharia da Faculdade de Engenharia (FAENG).
"O egresso do curso poderá dar sequência em sua formação, seja com complementação em graduação, seja na pós-graduação, ou atuar no mercado de trabalho em gestão, consultoria e inovação e em órgãos públicos. As disciplinas são organizadas nos seguintes núcleos: Matemática,
Empreendedorismo, Metodologia, Dados, Química, Física e Linguagens. Não há exigência de trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado não é obrigatório. O BCT terá carga horária total de 2.400 horas e duração mínima de seis semestres letivos (3 anos)", diz trecho do Projeto Pedagógico do curso.