Buscar referências, explorar e fazer conexões com os melhores exemplos e práticas agroindustriais norte-americanas, promovendo inovação e competitividade no setor agroindustrial de Mato Grosso e do Brasil. Esse é o objetivo da missão internacional do Brazilian Techs Connection (Btec), um programa desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), para impulsionar startups brasileiras que desenvolvem tecnologia e inovação para agroindústrias e promover a conexão entre empresas e instituições.
De 15 a 24 de julho, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, startups especialistas em tecnologia para a agroindústria e empresas agroindustriais de Mato Grosso estarão nos Estados Unidos, nas cidades de Chicago e Peoria, no Estado de Illinois.
O grupo irá visitar os principais centros de inovação de Chicago, os centros de desenvolvimento de grandes indústrias de alimentos e fazendas tecnológicas. Eles também participarão de uma das maiores feiras de alimentação do mundo, realizada anualmente em Chicago. A IFT First - Food Improved by Research, Science, and Technology, reúne pesquisadores, cientistas, engenheiros e empreendedores de toda a cadeia global de valor de alimentos para discutir soluções científicas e inovação para o setor.
Mato Grosso é o maior produtor agrícola do Brasil, destacando-se na produção de soja, milho, algodão, carne bovina e gergelim. Para continuar crescendo e se destacando no cenário global, é essencial que o estado invista em tecnologia e práticas eficientes que agreguem valor à produção agrícola.
Illinois, conhecido por sua robusta indústria agropecuária e a maior indústria de alimentos processados dos Estados Unidos, oferece um modelo exemplar de como a produção agrícola pode ser integrada e otimizada com o processamento industrial.
A missão Btec faz parta da estratégia do Sistema Fiemt, em conjunto com outras entidades, como o Sistema Famato, para apoiar o desenvolvimento da agroindústria em Mato Grosso.
Mato Grosso e o novo ciclo agroindustrial
Para o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, o novo ciclo de desenvolvimento de Mato Grosso está atrelado ao desenvolvimento da agroindústria. “Nós vimos como o agronegócio impulsionou o desenvolvimento de Mato Grosso nos últimos 50 anos. Agora nós trabalhamos com a perspectiva de aumentar o processamento de tudo que produzimos aqui, com o desenvolvimento da agroindústria. Já estamos nesse caminho, temos uma das indústrias que mais cresce no país e esse aumento da produção industrial é puxado pela produção de alimentos e bicombustíveis, produtos agroindústrias”, explicou.
Com convite especial para integrar a missão, o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, ressaltou a importância da integração entre as entidades que representam o agro e a indústria e as vantagens que esse movimento pode trazer para o desenvolvimento de Mato Grosso. "Essa integração é um movimento vitorioso, pois tem objetivo de desenvolver a cadeia agropecuária até a ponta, todos os setores ganham e, principalmente, Mato Grosso, que pode produzir muito mais, gerando mais empregos, renda a riquezas para o estado e sua população".
O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini explica como a instituição tem trabalhado diante dos desafios do estado. "O Senai Mato Grosso tem como missão promover o desenvolvimento industrial por meio da educação profissional e da inovação tecnológica. O projeto BTEC é parte da estratégia que está alinhada ao nosso objetivo de posicionar Mato Grosso como uma referência e líder em inovação na agroindústria".
"Mato Grosso é o maior produtor agrícola do Brasil, com uma enorme responsabilidade e um imenso potencial. Nosso desafio é transformar essa força produtiva em valor agregado, desenvolvendo uma agroindústria robusta e sustentável. E é exatamente isso que buscamos alcançar com a Missão BTEC, complementou.
BTEC
O Brazilian Techs Connection é um programa que tem o objetivo de promover conexões de negócios entre as empresas startups de tecnologia brasileiras com a região Illinois, nos Estados Unidos.
É realizado pelo Sistema Fiemt, por meio do Senai MT e Instituto Senai de Tecnologia de MT, com o apoio do Senai Rio Grande do Sul, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada Brasileira em Chicago.
Além disso, o BTEC faz parte do Programa de Diplomacia da Inovação implementado pelo Itamaraty.
Para a escolha das 10 empresas de tecnologia que participam da missão, foi realizada uma chamada pública e seleção com base no perfil de inciativas que mais podem impulsionar a agroindústria.
O BTEC oferta uma jornada de conexões e internacionalização, com uma trilha de capacitações ministradas por agentes do ecossistema de inovação do centro-oeste americano e preparação para internacionalizar os negócios.
Participantes
Participam da missão empresas de Mato Grosso, Ambios, Natter, Grupo Irrigar e Capeletti Agropecuária.
As empresas de tech participantes são Livemes, HarboR, Melvind, Mogai, Procer, SciCrop, Seletta, Tagna, Ubivis e Hedro.
Integram o BTEC Illinois 2024 a gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, o superintendente do Agrihub, Paulo Ozaki e demais equipe técnica.