#PAPO COM ELA Sábado, 23 de Março de 2024, 12:04 - A | A

Sábado, 23 de Março de 2024, 12h:04 - A | A

POUCAS REPRESENTANTES

Pesquisadora aponta obstáculos para maior representação feminina na política

Michely Figueiredo
Da Editoria

Em pleno século XXI e com 53% do eleitorado feminino, Mato Grosso ainda vivencia uma carência de mulheres em cargos políticos, sejam eles proporcionais ou majoritários. Como neste ano teremos eleições municipais, o Papo com Ela conversou com a pesquisadora e professora Quelli Rocha para entender o que ainda impede as mulheres de chegarem aos cargos de poder. 

Observando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, das 24 cadeiras, apenas uma é ocupada por uma mulher, a deputada estadual Janaina Riva (MDB). Atualmente a bancada feminina ganhou mais uma representante, a deputada Sandy de Paula (UB), que ocupou a vaga em razão de um rodízio. O deputado estadual Julio Campos (UB) se licenciou para que ela pudesse exercer o mandato temporariamente. 

Quelli Rocha pontua que o machismo estrutural ainda é um impeditivo para que a mulher conquiste espaços de poder. Além disso, embora tenha conquistado o mercado de trabalho, a mulher não conseguiu se desvencilhar dos afazeres domésticos e dos cuidados impostos a ela, como filhos, pais idosos e outros. Essa sobrecarga pode também afastar a mulher da disputa eleitoral. 

Confira mais informações assistindo à entrevista na íntegra:



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png