A maioria das famílias persegue o ambiente ideal para garantir o desenvolvimento integral de uma criança. Mas afinal, quais ingredientes não podem faltar para que esse crescimento aconteça da forma esperada? Para responder a esta pergunta, o Papo com Ela entrevistou a médica pediatra Karinna Faro, que adota uma conduta mais naturalista, adepta da homeopatia e também da mudança de hábitos para uma condição de saúde plena.
A médica salienta que a família tem papel fundamental nesse processo. Isso porque é ela quem vai garantir as condições de alimentação, sono, espiritualidade, algumas das frentes que devem ser observadas para a criação desse ambiente de desenvolvimento favorável. Preferir alimentos naturais, ter tempo de qualidade, adotar práticas como a prece e a meditação e dormir o tempo preciso ajudam a criança a progredir no caminho do crescer.
"A gente precisa por o pé no chão, investir em medidas naturais, em medidas que são reais, sono, família, geladeira, armário de casa, rotina da mãe, necessidades do pai, como está o ambiente dessa família. A gente sabe que o estresse tóxico está presente, crianças vivem com um nível de estresse tóxico crônico e isso aumenta os níveis de cortisol, noradrenalina, dopamina. A exposição a esses hormônios a longo prazo, provoca doenças. Temos que mostrar essa verdade para os pais de forma a motivar pequenas mudanças. O objetivo seria esse, fazer uma limpeza ambiental para criar essas crianças sem tantas intervenções artificiais".
Faro salienta ainda que compreende as dificuldades existentes na realidade atribulada dos pais e que não busca uma família perfeita, mas aquela possível para que o necessário se faça presente. Com essa mentalidade é que a pediatra busca conhecer a rotina dos pais para encontrar um ponto de equilíbrio para uma rotina factível.
"O x da questão é conhecer as possibilidades daquela família. Quais são as possibilidades reais daquela mãe fazer o melhor para o seu filho. Eu brinco que o meu trabalho é tirar a venda dos olhos da mãe. É mostrar que pequenas mudanças todos os dias podem fazer diferença. Isso envolve qualidade de sono. Não vou estar só promovendo uma qualidade de humor mais agradável, estou promovendo sistema imune com melhor funcionamento, estou reduzindo exposição a corantes, conservantes, açúcar, melhorando todo o metabolismo dessa criança, estou prevenindo doenças cardiovasculares, doenças endócrinas, assim como transtornos comportamentais. Isso significa fazer um planejamento do dia a dia. E aí a gente faz o possível para reduzir, postergar ou evitar o uso de medicamentos, sejam antibióticos, sejam corticóides", explica a médica,
Confira a entrevista na íntegra no vídeo abaixo: