Com a chegada das festas de final de ano, o comércio fica aquecido em todo o estado e a previsão a Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio - MT) é que sejam abertas 6,2 mil vagas temporárias. A previsão positiva se dá pelo cenário desenhado ao longo de 2022. Conforme o diretor da Fecomércio, Jodeon Sampaio, como a população mato-grossense está numa situação mais confortável financeiramente, com grau de endividamento diminuído e mais dinheiro circulando no mercado, o poder de compra aumenta.
O acúmulo de datas comemorativas, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal, fez aumentar o dinheiro circulante. Só durante a Black, houve R$ 700 milhões injetados na economia mato-grossense. A Copa ainda contribiu para a circulação de cerca den R$ 300 milhões.
Com os números positivos, várias vagas temporárias são abertas e como existe um déficit na contratação de funcionários nas médias e grandes empresas, a tendência de que essas vagas se tornem efetivas é grande.
De acordo com informações prestadas pelo diretor da Fecomércio, na virada de 2020 para 2021, a efetivação de trabalhaodres temporários ficou em 11%. Já na virada de 2021 para 2022, esse número aumentou, atingindo 15%. O cenário deve se repetir neste final de ano.
"Se há num déficit grande no número de pessoas nessas empresas, o trabalhador temporário é observado. Leva-se em conta seu comprometimento. Essas pessoas devem estar atentas porque vai ser avaliado seu grau de comprometimento, dedicação e ela pode se tornar efetiva", explicou.
Mercados são os que mais contratam temporariamente neste período do ano. Cerca de 50% das vagas são abertas neste setor. Em seguida aparecem os setores de calçados, confecções, perfumaria, englobando aproximadamente 30% das oportunidades.
Assista à entrevista na íntegra: