#PAPO COM ELA Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 18:11 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 18h:11 - A | A

NOVAS OPORTUNIDADES

Insatisfação profissional é principal fator para transição de carreira

Da Redação

A transição de carreira tem se tornado uma tendência crescente entre os profissionais brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Maturi , plataforma externa para o mercado de trabalho 50+, em parceria com a NOZ Inteligência , empresa de pesquisa e inteligência de negócios, sete em cada dez mulheres na maturidade estão em processo de transição de carreira. E esse foi o assunto do Papo com Ela da última semana, numa conversa leve com a psicóloga Nilma Novais. 

A insatisfação com a carreira atual é um dos principais fatores que impulsionam essa decisão. Uma pesquisa da consultoria de RH EDC Group revelou que 53% dos profissionais perderam o interesse pela atividade que desempenhavam antes do isolamento social imposto pela pandemia. 

 Apesar do desejo de mudança, os profissionais enfrentam diversos desafios durante a transição de carreira. Entre obstáculos está a falta de experiência na nova área. Por isso, o recomendado é buscar se capacitar antes de começar a migração. 

"A transição vem muito pela mudança de interesse da própria pessoa, por insatisfações, sejam com a remuneração ou com o ambiente de trabalho. Então, ela já tem sinais de que não está satisfeita onde ela está atuando e aos poucos vai se qualificando, procurando novas oportunidades, fazendo networking, por exemplo, tendo contato com outras pessoas para ver novas oportunidades", esclarece Nilma. 

Estratégias para uma Transição Bem-Sucedida

Para superar esses desafios, especialistas recomendam refletir sobre interesses, habilidades e motivações pessoais, entender as demandas e tendências da nova área de artuação, investir em cursos e treinamentos específicos para adquirir as competências necessárias, construir e fortalecer uma rede de contatos profissionais na nova área e preparar-se financeiramente para possíveis períodos de transição sem renda ou com rendimentos reduzidos. 

"Quando a pessoa tem é uma perspectiva de mudança, ela consegue planejar com o tempo, planejar a respeito das questões financeiras, ter uma reserva financeira. Mas nem sempre isso ocorre quando acontece, por exemplo, uma demissão", lembra Nilma. 

Embora desafiadora, a transição de carreira pode ser uma oportunidade para alcançar maior satisfação e realização profissional. Com planejamento e preparação adequados, é possível superar as inseguranças e construir uma trajetória alinhada aos objetivos pessoais.

Confira a entrevista sobre transição de carreira na íntegra:



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png